Eliseu Auth
Cá estamos, brasileiros e brasileiras, na expectativa do Ano Novo e de um Governo Novo. Sei que mil mil pensamentos se atropelam na alma de cada um nós. Claro que estamos ansiosos pelo que virá no ano que vem. O futuro é incerto e queremos o melhor para nós e para os outros. É isso que povoa a alma do ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” e a minha.
O ano que está chegando ao fim foi atípico, sem dúvida. Entre as idas, vindas e lutas existenciais, ainda escolhemos o governo que queremos para o próximo quatriênio. Não é preciso dizer o que vimos numa luta entre ideias autoritárias e o pensamento civilizado e democrático, fenômeno recorrente no mundo de hoje. Sim. O extremismo direitista se mostrou em sua forma nua, crua e intolerante. Apresentou-se como defensor da liberdade que quer sem limites, zombando da lei que demarca o direito do outro. Ainda apresentou-se como defensor da moralidade, mas pôs Deus, origem de todo o bem, abaixo da Pátria. Lembrem-se, Hitler já dizia: “Deutschland über alles” (Alemanha acima de tudo). Portanto, para ele, tudo valia pela “pátria”, inclusive matar quem se opõe ao poder. Não preciso dizer que o bordão daqui também era: “A Pátria acima de tudo” e Deus só acima de todos. A fé me ensinou que o Criador do céu e da terra está acima de tudo e todos. Nele precisamos nos inspirar, amá-Lo sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Ninguém se ofenda porque não quero ofender ninguém. Estou fazendo um raciocínio lógico. Vem aí o novo Governo. Não adianta quererem ditadura, falando em “liberdade”. Não vêem a contradição? A vontade popular que se manifestou em eleição livre e democrática venceu e vai ser garantida. Aconselho que párem com arruaças, quebra-quebra de carros e até de bomba para explodir caminhão, como já aconteceu lá em Brasília. Temos leis para cuidar de tudo, inclusive para punir os malfeitores que atacam a Democracia. Não há lugar para golpe. Saibam que os brasileiros estão vendo e analisando quem é pela liberdade com responsabilidade e quem não é. É hora de por em prática nosso patriotismo de verdade. Ele não profana a Bandeira que quer ordem e progresso. Nessa visão e nesse desígnio, que venha o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cuidando do povo sofrido desta Terra de Santa Cruz. Que voltem políticas e programas consistentes em todos os setores, para recuperar o que se perdeu. E vamos ser felizes de novo. Bênçãos sobre o Ano Novo e o Governo Novo. Bênçãos sobre o Novo!
(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).