VITÓRIA
Umuarama – A família do pequeno Bernardo Porto Rodrigues, de apenas 2 anos, está esperançosa na recuperação da criança. O menino passou por um procedimento cirúrgico no olho direito, no Hospital dos Olhos, em Curitiba, na quarta-feira (18) para controlar uma doença congênita que pode levar a cegueira e já está com outra cirurgia agendada para o próximo dia 1º. Desta vez será o olho esquerdo.
A história de Bernardo e a saga da família por conseguir tratamento foi contada pelo Jornal Umuarama Ilustrado no último dia 04 de julho. Na época os pais realizavam mais uma campanha para arrecadar dinheiro e bancar o tratamento, uma vez que não haviam sido atendidos inicialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seria a quarta cirurgia do bebê.
A mãe da criança buscou ajuda no Ministério Público que ingressou com uma ação civil pública e a Justiça assegurou o direito da criança fazer o procedimento cirúrgico e hospitalar com cobertura pelo SUS, através da Secretaria de Estado da Saúde.
Na terça-feira (17) a mãe, Rosilene de Sousa Porto e Bernardo embarcaram para Curitiba e no dia seguinte o menino foi submetido ao procedimento para tentar conter o glaucoma congênito no Hospital dos Olhos, referência no atendimento infantil para glaucoma.
“O médico me disse que a cirurgia foi um sucesso e que a recuperação está dentro do esperado. Agora é fazer também o do olho esquerdo”, salientou Rosilene. A doença faz com que as pupilas do paciente se dilatem e fiquem enormes, o que compromete a visão e se não for tratado, pode levar a cegueira permanente.
Ela ressaltou que o fato de conseguir todo o tratamento do Bernardo pelo SUS foi uma vitória. “Agora a gente tem a certeza de que tudo vai dar certo. Era muito difícil e angustiante não saber se conseguiríamos arrecadar o dinheiro para ele fazer o tratamento. Graças a Deus tudo deu certo”, ressaltou.
O tratamento, consultas e exames são bancados pela Secretaria de Estado da Saúde. Já os custos do transporte e hospedagem são arcados pela Secretaria de Saúde de Umuarama, através da compra de passagens de ônibus e locação de casas de passagens. Também é o Município que faz o agendamento de consultas e exames na Capital do Estado.
Confira no link abaixo a história completa do pequeno Bernardo e sua saga para ter uma visão saudável: