Umuarama

VOANDO BAIXO

Azul cancela voos em Umuarama por falta de pilotos

11/11/2022 16H21

Jornal Ilustrado - Azul cancela voos em Umuarama por falta de pilotos
A Azul informa que os cancelamentos de voos tem ocorrido por falta de pilotos no mercado

A empresa Azul Linhas Aéreas, que opera regularmente no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, está em busca de pilotos de aeronaves. A falta desses profissionais tem preocupado o setor aeroviário não só no Brasil como em vários países. E o problema está também atingindo a cidade, já que vários voos de Umuarama a Curitiba (e vice-versa) foram cancelados nos últimos dias devido justamente por não terem comandantes suficientes.

O secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, tem conversado regularmente com o diretor-presidente da Azul, Ronaldo Veras, na tentativa de evitar transtornos aos passageiros, que já começaram a manifestar insatisfação com a situação.

Cancelamentos

“Temos recebido diversas reclamações nas redes sociais da Prefeitura, assim como a Azul também tem sido constantemente questionada por passageiros que não têm conseguido marcar suas viagens. Veras explicou que há uma disputa grande entre as empresas aéreas por novos comandantes acontecendo no momento”, relatou.

Para se ter uma ideia do problema, Jonathan Ornstein, presidente da Mesa Air Group, uma das maiores do mundo, com sede nos Estados Unidos, disse no Congresso Americano há um mês que ‘a falta de pilotos é a maior ameaça à indústria que vi desde os atentados de 11 de setembro de 2001’.

Sem pilotos

“Mesmo fazendo propostas de salários muito acima do mercado, eles [a Azul] não têm conseguido contratar novos comandantes de voos. Desta forma, estão fazendo revezamento e escalas conforme a lei permite, o que não dá para manter com rigor todas as linhas operadas pela empresa no Brasil”, comentou.

Veras garantiu ao secretário que a Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas (com mais de 150 destinos nacionais e internacionais), que uma verdadeira força-tarefa foi montada para solucionar o problema no menor tempo possível. “Acreditamos que dentro de mais alguns dias tudo estará resolvido. Inclusive com a chegada da nova aeronave ATR-72-600, com capacidade para 70 passageiros”, afirmou.

Os voos comerciais começaram em janeiro de 2022, com bate e volta Umuarama-Curitiba três vezes por semana. A conquista era um anseio antigo de toda a região, na expectativa facilitar as idas e voltas da Capital do Estado, principalmente por empresários da cidade e de toda a região.