Umuarama

Meio Ambiente

Ave socorrida por umuaramenses no Lago Aratimbó não resiste e morre

03/12/2019 11H47

ave-lago-aratimbo-umuarama-morre

O ato de dois umuaramenses em salvar uma ave, no Lago Aratimbó, que estava com um zíper enrolado em seu bico, comoveu a comunidade de Umuarama. O animal não conseguia se alimentar, porém, após ser socorrida não resistiu a fraqueza e infelizmente morreu no hospital veterinário.

O fato foi registrado por Danielly Wendy, que encontrou o animal pedindo socorro. Conforme a umuaramense escreveu em um grupo de discussão no Facebook, a ave estava com o bico imobilizado com um pedaço de tecido de zíper, além de um anzol. “Liguei no IBAMA, IAP e fui informada que eles não conseguiriam atender, pois não tinham ninguém da equipe”, disse.

Vendo a situação desesperadora, ela teve a ajuda do servidor municipal o Pedro. Os dois arregaçaram as mangas e salvaram o animal, em meio a grande quantidade de lixo espalhada pelo Lago Aratimbó. “Com a ajuda do Senhor Pedro conseguimos tirar o lixo do pássaro, porém ele estava bem debilitado e não sei se conseguiu sobreviver. Creio que estava sem conseguir se alimentar e se hidratar a dias, visto que ele deixou que nós aproximasse para ajudá-lo”, escreveu Danielly.

Entretanto, o jornal Umuarama Ilustrado entrou em contato com Danielly, a qual disse que mesmo com o esforço ave não sobreviveu. “Me falaram que o IAP passou lá depois e levou o animal para o hospital veterinário, mas ele não sobreviveu”, ressaltou.

ave-lago-aratimbo-umuarama-morre

Lixo e poluição

O Lago Aratimbó vive momentos de agonia. O local sofre com o assoreamento, lixo, entulhos e resíduos jogados nas ruas, que acabam indo para as galerias pluviais, as quais desembocam no lago. A cada chuva uma grande quantidade de lixo deixado pelos frequentadores, como também, pessoas que jogam os resíduos nas ruas, vão para o leito da represa. A situação provoca problemas para fauna do local, como o Ilustrado relatou com os problemas dos peixes.

Outro problema sério do Lago Aratimbó e o assoreamento.

A Prefeitura de Umuarama tem um projeto de revitalização do local, que está em fase de estudo, porém se o umuaramense não mudar o comportamento de jogar lixo em qualquer lugar a situação não melhorará.