Cotidiano

EM UMUARAMA

Autoridades discutem a reativação do gabinete de gestão integrada da segurança

16/06/2023 08H58

Jornal Ilustrado - Autoridades discutem a reativação do gabinete de gestão integrada da segurança

A convite do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Elizeu Vital da Silva, e do diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, representantes da área de segurança pública reuniram-se na sede da secretaria para discutir questões relacionadas ao setor, principalmente no tocante à integração entre as instituições e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública Municipal (GGI-SEG).

O gabinete foi instituído por meio do Decreto 252/2011, mas atualmente encontra-se inativo. Esta era uma preocupação antiga da administração municipal que tem a aprovação do prefeito Hermes Pimentel. “O prefeito inclusive já determinou o encaminhamento do processo para a elaboração de um novo decreto, uma vez que temos adequações e novos pontos a serem incluídos, principalmente no que se refere a situações de crise”, explicou Elizeu Vital.

O diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, afirmou que o funcionamento do GGI-SEG é de extrema importância no processo de integração, bem como para reforçar as tratativas com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, para o encaminhamento de demandas locais. “O Ministério da Justiça e Segurança Pública exige a estruturação do GGI-SEG no município para a liberação de recursos e atendimento aos projetos encaminhados”, explicou.

Jornal Ilustrado - Autoridades discutem a reativação do gabinete de gestão integrada da segurança

A reunião teve as presenças do comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama, major Cláudio Longo, e o subcomandante major Abreu, o comandante do Corpo de Bombeiros, major Andrey Falkiner Fernandes, o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial, Gabriel dos Santos Menezes, a inspetora Sonyangela Rossi, da GM, eo secretário municipal de Administração, Deybson Bitencourt.

“Todos se mostraram favoráveis à reativação do Gabinete de Gestão Integrada, destacando a agilidade que esse mecanismo trará para preparar e realizar ações conjuntas”, completou Vital. Além dos membros natos, que são os representantes das instituições de segurança pública definidos pelo decreto, o gabinete contará com a participação de membros convidados tanto do setor público quanto da sociedade civil organizada.