EM UMUARAMA
Herança inacabada de gestões passadas, o Centro de Eventos – uma das maiores edificações da cidade em construção há 12 anos, às margens da rodovia PR-323, ao lado do Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega – foi um dos desafios assumidos pelo prefeito Hermes Pimentel após tomar posse oficialmente como chefe do Executivo em janeiro de 2022 – portanto, há pouco mais de um ano.
Sem ter como mudar o histórico da obra, marcado por atrasos nos repasses federais, abandono, rompimentos de contratos com empreiteiras e burocráticos processos licitatórios, Pimentel comanda um esforço concentrado para finalizar a construção e possibilitar o uso da estrutura para o desenvolvimento do turismo de negócios em Umuarama e região.
Com esse objetivo, dois contratos encontram-se em execução atualmente e nos próximos dias será realizada a última licitação para contratar a empresa que executará os últimos serviços antes da entrega – limpeza e pintura de toda edificação. A Secretaria Municipal de Obras atualizou o projeto e o município licitou serviços de reforma, adequação e a conclusão da quarta etapa, o foyer – hall de entrada para os visitantes dos futuros eventos.
Os secretários municipais de Obras, Gleison Alves de Andrade, e de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, visitaram as obras na manhã desta terça-feira, 7. Com o investimento de R$ 737,8 mil, a contratada realiza reformas na parte antiga, já desgastada pelo tempo, que compreende reparos na cobertura do auditório, pavilhão de eventos, anexos administrativo, cozinha e banheiros, calhas, forro de gesso, vidros, instalações elétricas e hidráulicas, espelho d’água (já reformado), tubulação hidrossanitária, pisos e arborização externa (serão plantadas 112 árvores).
Ainda a limpeza das estruturas metálicas e painéis isotérmicos, reparos em esquadrias, revisão das instalações elétricas, novas luminárias, instalações sanitárias, manutenção no sistema de ar-condicionado, recuperação das guaritas e da porta do pavilhão, finalizando com a limpeza geral e serviços externos.
QUARTA ETAPA
Outra empresa conclui o hall de entrada (ou foyer), a quarta e última etapa da obra do Centro de Eventos de Umuarama com recursos federais, ao custo de R$ 966,5 mil. Operários trabalham na montagem da estrutura metálica de apoio para a fixação do forro em ACM. A conclusão é prioridade para o prefeito Hermes Pimentel.
“Uma obra como essas não pode ficar parada, se deteriorando sem uso. Já são 12 anos de ‘avança’ e ‘para’, e até hoje não se conseguiu terminá-la. Agilizamos os processos da última etapa e da reforma e agora vamos concluir este grande projeto”, disse.
O Centro de Eventos tem 6.125m² de área coberta, 8 mil m² de estacionamento e 1.500 m² de ajardinamento. A Prefeitura iniciou a construção em janeiro de 2010, com o barracão de 3.500 m² (para 8 mil pessoas em pé), cozinha, sanitários, guaritas de entrada, auditório climatizado, áreas de serviço e estacionamento.
TURISMO DE NEGÓCIOS
“Esta obra é fundamental para o turismo de negócios, com impacto também no comércio e na indústria, podendo sediar exposições, shows e grandes eventos. Queremos atrair as atenções de outras regiões, inclusive em nível estadual. A estrutura contribuirá para o desenvolvimento de nossa cidade estimulando o comércio e a indústria”, reforçou o secretário Marcelo Adriano.
“Após finalizar as reformas e concluir o foyer, restará apenas uma pintura nova para todos os ambientes e finalmente poderemos entregar esta grande obra”, disse o secretário de Obras, Gleison Andrade, reforçando que longos períodos de chuva e demora na entrega de materiais, por conta da pandemia e também nesse início de ano, atrasaram ainda mais o cronograma de execução nos últimos meses.