Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

21/12/2020 20H35

Presidente do Cisa e Acispar faz palestra para prefeitos eleitos

O prefeito de Alto Piquiri, Luiz Carlos Cardoso, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cisa Amerios, e da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), foi convidado para fazer uma palestra sábado passado no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), que reúne os municípios da região metropolitana de Curitiba.

Cardoso falou em nome da Acispar sobre a importância dos consórcios de Saúde para os novos prefeitos daquela região. Ele destacou o trabalho realizado no consórcio e que garantiu aumento de

30 para 60 milhões de reais em conquista de recursos junto ao Governo do Paraná para os consórcios de Saúde do Estado.

Cardoso falou ao lado da prefeita Bete Pavin, de Colombo, a atual presidente, e do prefeito Gerson Colodel, de Almirante Tamandaré, que vai ser o próximo presidente do Comesp.

Vereadora em Icaraíma

Dirlene Maria da Silva se prepara para assumir o mandato de vereadora na Câmara Municipal de Icaraíma. Ela foi eleita com 199 votos e já está diplomada. Na lista com os nomes dos eleitos na região da Amerios, que o Ilustrado publicou na edição de sábado passado, o nome da vereadora eleita não apareceu, devido a um erro de edição. Mas fica ai o registro e o desejo de sucesso na empreitada.

Prefeitos de Alto Piquiri com o secretário de Saúde

O prefeito atual de Alto Piquiri, Luiz Carlos Cardoso, e o prefeito eleito para tomar posso no dia primeiro de janeiro, Giovane Mendes de Carvalho, estiveram em Curitiba na semana passada e se encontraram com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Na oportunidade, já aproveitaram para apresentar algumas reivindicações do município.

Futsal

Com um time fantástico, jogando em uma das melhores quadras de esportes do Brasil, que é a quadra do Ginásio Amário Vieira da Costa, já com uma mão na taça de Campeão do Paranaense de Futsal, Chave Ouro, e ainda contra o rival Cascavel, e a torcida não pode estar presente neste momento único.

Parece sacanagem do destino, e é..

E hoje a noite tem o jogo final em Cascavel. Após a vitória por 5 X 2 no domingo em casa, o Umuarama joga hoje pelo empate para ser campeão Paranaense de Futsal. Em cima do Cascavel será ainda melhor.

Papo rápido

– Porque o Paraná não vai receber a vacina Sputnik antes do final do ano e pode nem chegar?

– Porque os russos acreditam mais no Rublo do que em Papai Noel…

Álvaro prefeito

Álvaro Dias venceu mais uma eleição de prefeito.

É em Natal, onde Álvaro Dias deles é o atual prefeito e ganhou a reeleição.

O segundo colocado foi Kelps, do Solidariedade.

O nosso Álvaro Dias sumiu uns dias para meditar sobre o que fazer com Sérgio Moro, que nem vai e nem fica…

Escrito apenas ontem…

Aquele que não admira o melhor, não pode melhorar. Os que não sabem admirar não têm futuro. É uma covardia aplacar a admiração; é preciso cultivá-la, como fogo sagrado, evitando que a inveja a cubra com a sua pátina ignominiosa.

– José Ingenieros.

Ele disse:

O Brasil está se desfazendo. Não há novidade nessa constatação. Estamos assistindo, impotentes, ao desmanche do país, do arremedo de sociedade que acreditávamos ainda ser, da ideia (que sempre considerei ingênua e tola) de que aqui iria brotar uma civilização diferente, alegre, tolerante, com contribuições a dar ao mundo. Estamos vendo a face real desse recanto do aconchego. Nossas iniquidades de sempre estão em alta. Violência e ignorância são os traços definidores de uma sociedade que se arma e se fanatiza progressivamente…”.

De Fernando de Barros e Silva, na revista Piauí.

Rally pluvial

A largada foi na quinta-feira, em Fênix, do 8º Rally Fluvial do Rio Ivaí, percorreu 400 km rio abaixo, chegando neste domingo, em Icaraíma.

Dezenas de barcos participaram.

O rio agradece, pois ele fica melhor com os cuidados que recebe dos participantes.

E já que perguntar não ofende…

E, que mal pergunte, cadê os três senadores do Paraná, hein?

Nicete no Paraná

Nicete Bruno e Paulo Goulart, dois bons atores dos bons tempos dos bons atores, tiveram importante passagem pelo teatro paranaense nos anos 60.

O ator Claudio Corrêa e Castro era diretor do Teatro Guaíra convidou o casal para ajudar a fortalecer a vocação teatral que já havia em Curitiba naquela época.

Nicete e Paulo se mudaram para Curitiba, integraram o Teatro Paranaense de Comédia (TPC) e ministraram aulas num curso de artes do próprio teatro.

Os dois participaram em Curitiba de peças como A Megera Domada, de Shakespeare, e Um Elefante no Caos, de Millôr Fernandes.

Se o Paraná é hoje um celeiro de bons atores, o casal teve influencia…

Pense bem

Se até uma atriz famosa, consagrada, morre porque demorou demais na fila de espera de uma vaga em UTI, imagine você, eu, nós…

Verão

Começou ontem o Verão.

Com os dias mais longos a turma aproveita mais o fim de tarde, mas, por favor, em casa.

Todo mundo curtindo os dias mais longos em casa, sem aglomeração.

Emancipação do Paraná

O deputado Luiz Fernando Guerra apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para, segundo ele, “corrigir distorção na data da emancipação política do Paraná, celebrada erroneamente, segundo ele, no dia 19 de dezembro, quando, na verdade, a data correta é 29 de agosto.

— Foi no dia 29 de agosto de 1853, através da Lei Imperial nº 704, que o imperador Dom Pedro II sancionou o projeto que criava a nova província.

O que houve em 19 de dezembro foi a posse do baiano Zacarias de Góis, como o seu primeiro governador, 112 dias depois da emancipação, atesta.

O deputado exemplificou:

– Quando nasce um filho, você comemora o seu aniversário na data em que ele nasceu ou na data em que foi registrado?

O deputado tem razão…

Metafísico

Como questiona João Pereira Coutinho, será que Nelson Rodrigues conseguiria ser publicado hoje em dia?