Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

10/12/2020 07H00

Diplomação on line dos eleitos em Xambrê

A Justiça Eleitoral, em algumas comarcas, está adotando a diplomação on line dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em 15 de novembro passado. Na região de Umuarama, a primeira delas será feita hoje às 16 horas pela comarca de Xambrê. O juiz eleitoral Fábio Caldas comanda a cerimônia virtual para confirmar a diplomação do prefeito eleito de Xambrê, Décio Jardim, do vice Amarildo Bilu e dos vereadores. Também serão diplomados pela Internet o prefeito reeleito de Alto Paraíso, Dércio Jardim Jr., o vice Clovis Cardoso e os vereadores.

Em algumas comarcas, os eleitos poderão retirar os diplomas no site do TRE. As medidas são para evitar aglomerações e mais transmissão do coronavírus.

Prefeitura oferece ajuda ao recomeço da Estofados Requinte em Cruzeiro do Oeste

Prefeita Helena, o vice eleito Farinazzo e outras lideranças se reuniram com diretores da empresa

Diante do incêndio que queimou por completo a sede da empresa Estofados Requinte no dia 27/11/2020, a prefeita Helena Bertoco, juntamente com a secretária de indústria e comércio, Franciele Carvalho, o futuro vereador Cleverson Chagas, o vice-prefeito Osvaldo Farinazzo e o chefe de gabinete José Carlos Gigante André, reuniram-se com os proprietários da empresa, Acácio e Renata Montanhini, para realizar um levantamento das necessidades emergenciais.
Durante a reunião, a prefeita Helena destacou que a Prefeitura Municipal irá viabilizar isenção de taxas de funcionamento, dentre outras, para garantir a continuidade dos trabalhos da empresa que hoje emprega cerca de 110 funcionários.
Além disso, já foi disponibilizado um barracão nas proximidades da antiga sede onde a empresa já fabricou seu primeiro sofá, evidenciando o seu efetivo recomeço.
A prefeita já está trabalhando para disponibilizar uma área de 10.000 m² no Parque Industrial, onde a empresa poderá construir uma sede completa e mais moderna que atenderá a demanda de produção e expansão do negócio, valorizando a geração de emprego e renda na cidade.

Dessa forma, a prefeita Helena presta solidariedade à família Estofados Requinte e disponibiliza total apoio nos próximos passos da empresa. A Administração Municipal, ainda estuda outras formas de auxiliar no recomeço desta fábrica, que já conta com 32 anos de história em nosso município.

Papo rápido

– Lula vai a Cuba participar de um documentário dirigido por Oliver Stone em defesa da democracia…

– Vai filmar também na Venezuela e na Coréia do Norte?

Escrito apenas ontem…

Faça como o avestruz: pra não tomar conhecimento da realidade ele enfia a cabeça na televisão.

– Millôr.

Metafísico

João Dória era empresário em que setor produtivo mesmo? Ele fabricava o quê?

Ele disse:

O Ministério da Saúde não pode abrir espaço para nenhum estado querer se arvorar na frente de outro.Não posso admitir que um prefeito do meu estado tenha sido convidado para se cadastrar no governo de São Paulo para receber a vacina. Como pode São Paulo dizer que em 25 de janeiro inicia a vacinação e que quem for para São Paulo vai ser vacinado? Isso é um constrangimento para nós, governadores. Nós por acaso somos incompetentes? Essa situação é prerrogativa do Ministério da Saúde”.

De Ronaldo Caiado, governador de Goiás, passando uma carraspana em João Dória.

Vírus seletivo

Justiça suspendeu eleição de diretores de escolas estaduais marcada para ontem, quarta-feira.

É para evitar propagação do coronavirus.

No dia 15 de novembro, eleições para prefeito e vereadores, o vírus deu uma trégua porque era muita gente circulando, aglomeração excessiva e o vírus quis não…

Já eleição de diretor de escola é pouca gente votando, o vírus queria sim…

Pré-candidato

A eleição de prefeito e vereadores mal acabou e já tem gente de alto coturno trabalhando para viabilizar candidatura a deputado estadual pela região de Umuarama.

É gente que já foi e quer ser novamente.

A avaliação é que a região tem espaço para eleger mais representantes.

E pode eleger mais, Umuarama já teve três deputados estaduais simultaneamente…

A volta do grão

O Brasil exportou quase toda a soja que produziu e agora falta o grão para a indústria nacional.

O Brasil está importando soja.

Vendeu quase tudo e agora está comprando de volta, pagando mais caro, é lógico.

Boa parte da soja que está chegando é desembarcada no Porto de Paranaguá, que não havia registrado antes tal movimento inverso de navios graneleiros.

Não é incrível como o incrível anda virando coisa comum?

Trilha sonora

Esta coluna foi escrita ao som de Gregory Porter, com um pouco de tudo dele.

Com direito a repetecos de Faith In Love.

Alerta; ouvidos habituados a outras batidas podem refugar o som da turma de Porter…

Tem quem não goste, e daí?

Efemérides

Hoje é o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É também o Dia Universal do Palhaço.

Não, nada a ver, são só as pontas do universo se tocando via aquele invisível fio que alguns chamam coincidência, só isso.

Estamos carentes de mais respeito e mais risos.

Então, é torcer por um país que cuide melhor dos elementares direitos de todos os seres que respiram e que o riso ressurja solto, inocente, purificador, no alvorecer daqueles dias iluminados que a humanidade espera, e reza para São Melquíades, que hoje também é seu dia!

O balcão é fora

Segundo entendimento da 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça, a venda de drogas em frente de casa não autoriza invasão domiciliar.

A decisão serviu de base para reconhecer a nulidade de ato policial.

Se a banca está na calçada não pode invadir o depósito, ops, o domicilio, tá ligado?

Dúvida

Macedão traz a dúvida da turma do brejo da cruz, onde, diz a canção, a criançada se alimenta de luz:

– Essa lente de contato de dente que está na moda ajuda a enxergar melhor a comida, é?