Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

18/11/2020 07H05

Perdeu um eleitor

Ronaldo perdeu apenas um eleitor entre sua eleição em 2016 e a reeleição e 2020.

Em 2016, Ronaldo disputou pelo Movimento Democrático Brasileiro, MDB, e fez 1.583.

Nas eleições de domingo, Ronaldo disputou pelo PROS e recebeu 1.582 votos.

Fidelidade é isso.

Revoltado

A Polícia Federal prendeu o autor do suposto atentado contra o Ministério da Justiça. Ele se chama Luiz Antônio Iurkiewiecz, é do Paraná, foi candidato a deputado federal pelo PDT em 2006 com o nome de guerra de Luiz Iurk e recebeu apenas 155 votos na época.

Entrou em guerra aberta para acabar com o parlamento, começando por atacar o Ministério da Justiça.

Entendo a revolta do Iurk; 155 votos para deputado federal não é fácil de engolir, é muita trairagem do eleitor, falsidade dos amigos, é de revoltar!

Das redes

Aquela turma que não perdoa nem que doa viraliza mais uma nas redes:

– Não sei o que é mais perigoso; um chinês tossindo, um árabe com uma mochila nas costas ou um brasileiro com o título de eleitor na mão…

Ele disse:

“Se eu passar, o que eu acho muito difícil, vou continuar estudando. E, se eu tiver vivo até lá, eu prometo fazer consultas de graça”.

De Antônio Tonouti, se preparando para vestibular de medicina aos 82 anos de idade.

Opinião x tráfico

O jornalista e blogueiro paranaense Oswaldo Eustáquio recebeu a visita da Polícia Federal (PF), a pedido do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou a prisão domiciliar dele e mandou colocar-lhe uma tornozeleira eletrônica.

O crime de Eustáquio é de opinião.

Já o mega traficante de líder do PCC, André do Rap, solto a mando do ministro Marco Aurélio Melo, segue foragido.

E segue o baile no bananal…

Papo rápido

– Ministro do TSE Luis Roberto Barroso diz que os computadores do Tribunal Eleitoral foram atacados por milícias digitais…

– Ah, já sei, culpa do Bolsonaro…

Comprovante

Com campanha na reta final, encerra dia 30 de novembro, comprovação de atualização de rebanhos segue baixa.

Pandemia e eleições contribuíram para a baixa comprovação, mas a desatenção pode trazer conseqüências desagradáveis para os criadores.

O procedimento é obrigatório.

Fase ruim

Se as coisas não andam boas para você, imagine para o Rodolfo Cornetinha que foi candidato a vereador e fez campanha divulgando o seu número errado.

Ele descobriu que seu número estava errado ao tentar votar.

Cornetinha confundiu os dois últimos algarismos do seu número de votação.

Foi em Pernambuco, na cidade de Ipojuca.

Hipocrisia

Tecnologia da Polícia Federal consegue rastrear o ‘DNA’ da madeira extraída ilegalmente no Brasil e vendida no exterior.

De posse de informações, Bolsonaro disse que vai divulgar lista de países que criticam o Brasil pelo desmatamento, mas que compram madeira ilegal.

Criticam o agronegócio brasileiro por derrubarem a floresta, depois vão se fartar em lautos jantares em belas mesas de jacarandá, mogno, aroeira brasileiros.

Na era da hipocrisia a cara de pau é superlativa…

Vem com força

O PSD, partido do secretário de Estado Márcio Nunes, elegeu 11 prefeitos na região de Campo Mourão.

Na região de Umuarama, candidatos apoiados por ele também se deram bem nas urnas.

Márcio deverá disputar vaga de deputado federal.

E, como se vê, já tem forte base de apoio.

Atropelou

O prefeito de Porto Feliz, Dr. Cássio, do PTB, foi reeleito para o cargo neste domingo (15) com 92,10% dos votos válidos, ou 25.318 votos.

O adversário, Cláudio dos Santos, até jurava que iria vencê-lo por larga margem, mas recebeu apenas 1.566 votos.

Dr. Cássio é garoto propaganda da Hidroxicloroquina, e mandou ministrar o medicamento a toda pessoa com suspeita de infecção por coronavirus.

Policromático

Vaidade não vai da idade, vai da pessoa.

Papo rápido

– Mais de meio milhão de eleitores de Curitiba preferiu votar em branco…

– É o que o que sempre digo; Curitiba é uma cidade muito racista…

O cara

Em uma cúpula do G20 em abril de 2009, em Londres, Barack Obama chegou a dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “o cara” e “o político mais popular da Terra”.

Porém, no livro “Uma Terra Prometida”, que publicado nesta terça-feira (17) no Brasil pela Companhia das Letras, o ex-presidente americano dirige palavras bem menos gentis para o brasileiro.

Obama escreve que Lula havia causado “boa impressão” em reunião no Salão Oval da Casa Branca, e descreve o petista como “ex-líder sindical grisalho e cativante” que “tinha iniciado uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres”.

Mas conclui apontando para relatos sobre corrupção no governo e falta de escrúpulos de Lula.

– “Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões”, diz.

Tammany Hall era uma organização política de Nova Iorque da virada do século 18 para 19 associada a corrupção e abuso do poder.

Quociente

Pelo menos cinco candidatos a vereador receberam mais votos do que o eleito com o menor número de votos.

Jones Vivi, por exemplo, fez mais votos do que três vereadores eleitos e ficou fora.

Em Toledo, a candidata mais votada da cidade, Marli do Esporte, não se elegeu porque os demais candidatos do seu partido, o PSB, não receberam votos suficientes para completar uma legenda e ganhar uma cadeia.

É o quociente.

Costa quente

Turismo da costa oeste costa leste do Paraná terão apoio com a liberação de uma linha de crédito especial.

Sobre estender o mesmo apoio ao crescente turismo da costa noroeste nada foi dito e nada foi perguntado.

E fica assim…

Denúncia séria

Ricardo Barros denuncia que Ministério Público (MP), Tribunal de Contas da União (TCU), Poder Judiciário e Controladoria Geral da União (CGU) impedem a liberação de verbas pelo governo para que deputados apliquem em suas bases eleitorais “sem fundamento” ou explicação lógica.

Ricardo cravou a denúncia:

– “Há um ativismo político desses órgãos. E eles, quando percebem uma decisão que não vai ao encontro de seu ideal, eles a contestam, mesmo sem fundamento e sem razão. Causam enorme dano, enorme prejuízo, atrasam entrega dos benefícios que a sociedade precisa receber e nunca são punidos por isso”.

Isso é sério!

Dória

João Dória afirmou que o primeiro lote da vacina Coronavac chega à São Paulo hoje, quinta-feira, 19.

Cerca de 120 mil doses estão nesta primeira remessa que chega hoje.

Não é grande coisa, mas serve muito para o marketing da “enorme capacidade do governador Dória de dar respostas rápidas”.

E segue a campanha presidencial de 2022.

Experiência

Tem uma safra nova de prefeitos e prefeitas chegando, trazendo a energia dos que mudam positivamente a história das realidades onde estão.

E tem uma leva de prefeitos que já passaram mais de uma vez pelo executivo, conhecem bem o caminho dentro dos escaninhos do poder.

Que se encontrem mais, que se aconselhem, que se unam em iniciativas cooperadas, enfim, que ajudem a mudar o rumo deste noroeste, da Amerios e extra-Amerios.

Boa sorte, pois o mar vai encrespar ainda mais…