Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

29/10/2020 19H03

Delegado Colombo no Ilustrado

O delegado da Polícia Civil aposentado, Antonio Angelo Colombo (PSL), esteve em visita ao diretor do jornal Umuarama Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho, para falar do seu histórico de vida e da sua candidatura ao cargo de vereador nas eleições deste ano. Colombo ingressou na carreira policial em 1972, a partir de 1990 passou a ocupar o cargo de delegado e em 2017 se aposentou. Entre as várias operações policiais que participou está a elucidação do crime bárbaro contra um casal da cidade no final de 1986 com a prisão dos envolvidos que depois acabaram vítimas de linchamento na cadeia da 7ª SDP. Cidadão Honorário de Umuarama, Delegado Colombo agora tenta uma vaga na Câmara de Vereadores.

O grupo Malwee, através da Loja Teen Malhas Malwee de Umuarama, fez a doação neste mês de outubro de 7.500 máscaras para o Instituto Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa teve o objetivo de atender as necessidades do instituto no período da pandemia, para prevenção ao novo coronavírus. Na foto, o momento da entrega.

Escrito apenas ontem…

Um povo que elege políticos corruptos, impostores, ladrões e traidores não é vítima, mas cúmplice.

– George Orwell.

Papo rápido

– Vejo pessoas sorridentes, dando tapinhas nas costas dos transeuntes, falando em defender o povo, distribuindo papeizinhos com foto e número, afinal, o que está acontecendo?

– Nada não, calma que já passa, e eles aparecem só de quatro em quatro anos. Relaxa, vai…

Policromático

Seja o tipo de pessoa que você gostaria de ter como amigo e de ter sempre por perto…

Danou tudo

Uma imagem vale mais do que mil palavras, menos para o Superior Tribunal de Justiça, que decidiu que não é possível condenar alguém exclusivamente com base em reconhecimento por foto.

A decisão é da 6ª turma do STJ, concedendo habeas corpus a homem condenado por assalto exclusivamente com base nesse tipo de prova.

Retrato falado, então…

E assim vai ficando cada vez mais difícil o trabalho da polícia…

A conta

Lei do governo do Distrito Federal determina que os agressores de animais serão obrigados a custear todas as despesas médico-veterinárias.

A norma também impede que agressores tenham qualquer tipo de pet por um período de 3 a 5 anos.

Muito bem!

Tudo igual

-“Plus ça change, plus c’est la meme chose”.

A expressão francesa serve para definir o momento eleitoral.

Ou não é assim?

Ela disse:

“Se vacinas fossem 100% eficazes – ou seja, se quem fosse vacinado ficasse completamente imunizado- faria menos sentido se preocupar com a imunização dos outros. Como não são, importa quem deixa de tomar a vacina, pois estes continuam transmitindo, inclusive para quem foi vacinado. De forma semelhante, se fossem 100% seguras, haveria pouca preocupação em torná-las obrigatórias. Como não são, cabe espaço para decisões que ponderam riscos e retornos de forma individual”.

De Cecília Manchado, na Folha de São Paulo de anteontem.

Alerta

Não custa lembrar os senhores candidatos e assessores:

– O disparo em massa no Whatsapp é considerado ilegal e passível de punição por desequilibrar as eleições.

Pode render multa e servir de prova, em investigação posterior e processo judicial, para cassação de mandatos.

Candidato que desrespeita as regras eleitorais não merece confiança, muito menos voto.

Pelo povo

Levantamento do TSE mostra que o Brasil tem mais de meio milhão de candidatos nos 5.568 municípios brasileiros às eleições de 15 de outubro.

São 556.033 políticos que solicitaram registros de candidatura.

Desses, 19.230 disputarão uma vaga nas prefeituras e 517.328 são postulantes às Câmaras Municipais.

Outros 19.475 estão registrados como vice na chapa dos candidatos a prefeito.

Licença

Um médico de Belo Horizonte (MG) tem sido alvo de polêmica após expedir licenças médicas nas quais autoriza pacientes a não utilizarem máscaras de proteção contra o novo coronavírus em espaços públicos.

Um dos seus clientes é o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

Em uma publicação no Twitter, o deputado Silveira afirma que entrou no aeroporto sem máscara.

– “Expliquei que estou respaldado pela Lei 14.019, artigo 3, parágrafo 7, com licença médica que me garante o não uso”.

O parlamentar alega que a máscara é uma “focinheira ideológica” e “tem que ser combatida”.

Para comemorar Dia do Servidor,

Prefeitura fecha nesta sexta-feira

Conforme o decreto municipal n° 285/2020, a Prefeitura de Umuarama transferiu o feriado referente ao Dia do Funcionário Público – comemorado em 28 de outubro – para hoje em todo o município. Neste dia não haverá expediente de trabalho nos órgãos públicos municipais da administração direta e indireta – com exceção dos serviços essenciais, que por sua natureza não possam sofrer paralisação, como a Vigilância em Saúde, serviços funerários, varrição de ruas e coleta de lixo, bem como a Guarda Municipal, que funcionarão normalmente. Escolas e centros municipais de educação infantil permanecem fechados, por conta da pandemia de Covid-19. Postos de saúde também estarão fechados nesta sexta. O atendimento em saúde será prestado pelo Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, para os casos de urgência e emergência.

Wagner Moura está de volta na terceira

temporada de ‘Narcos: México’

São Paulo (AE) – A Netflix anunciou a renovação de Narcos: México em sua terceira temporada. A boa notícia é que a produção também volta com Wagner Moura, que interpretou Pablo Escobar nas duas temporadas de Narcos. O ator também fez participação em Narcos México e será o diretor de dois episódios na nova temporada.

A má notícia é que o astro Diego Luna, no papel do traficante Miguel Ángel Félix Gallardo, não estará na nova temporada. O motivo é que o ator deve estrear em nova série de Star Wars, com foco em Cassian Andor, seu personagem de Rogue One.

A continuação de Narcos: México deve trazer as consequências da prisão de Gallardo e a eterna guerra pelo controle do tráfico. O elenco segue com Scoot McNairy (Walt Breslin), José María Yazpik (Amado Carrillo Fuentes) e Alfonso Dosal (Benjamín Arellano Félix). Os novos episódios de Narcos: México ainda não têm previsão de estreia.

‘Não consigo entender medida como essa’,

diz Bolsonaro sobre ‘lockdown’ na França

(AE) – Em conversa com apoiadores na noite desta quarta-feira, 28,, o presidente Jair Bolsonaro afirmou não entender as recentes ampliações de restrições adotadas na França e Alemanha por conta da covid-19. Bolsonaro reforçou que é preciso “enfrentar” o vírus.

França e Alemanha vivenciam atualmente uma segunda onda de contágio do novo coronavírus. O governo francês anunciou novo confinamento nacional para conter o aumento de casos a partir desta sexta-feira (30) e pelo menos até 1º de dezembro. Já a Alemanha terá uma paralisação parcial.

“Olha, eu não consigo entender uma medida como essa porque tá aí o vírus. Vai ter que enfrentá-lo. Tá de máscara, tudo bem, mas daqui a pouco nada disso vai tá livre dele vírus” (sic), disse Bolsonaro para um grupo de pessoas em frente ao Palácio da Alvorada.

O chefe do Executivo reforçou sua defesa contra medidas de isolamento dizendo que desde o início da pandemia alertava que a política do “fica em casa” estava errada. Bolsonaro ressaltou que as medidas de isolamento serviram “só para bagunçar a economia”.

“O objetivo do isolamento social, que tá errado, eu falei que estava errado desde aquele momento, serviu só para bagunçar com economia, e era para fazer com que não houvesse muita contaminação ao mesmo tempo para não saturar hospital”, disse.