Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

23/10/2020 07H49

O pediatra Arlindo Salvador, na foto com a família, foi um dos homenageados

Exemplo ético e profissional

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou a 35ª edição da solenidade em homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

A ocasião marca o tributo aos profissionais que completam 50 anos de formados, com histórico ético exemplar.

De Umuarama, profissionais destacados pela atuação exemplar no campo ético e profissional foram homenageados pelos 50 anos de formados.

É gente da melhor qualidade em todos os sentidos:

– Dra. Vera Paro de Oliveira, Dra. Margot Ribeiro Larangeira, Dr. Márcio Brasileiro e Dr. Arlindo Salvador.

Da região, receberam igual homenagem os médicos Dr. Aldino Panazzolo, de Ivaté e Dr. José Nildo Bregano, de Altônia.

Super fiscal

O competente Reinhold Stephanes tem mais um desafio pela frente

Homem forte no governo Ratinho Junior (PSD), Reinhold Stephanes, é sempre lembrado para funções que exigem muito conhecimento do funcionamento da máquina pública.

Por isso, foi escalado para a espinhosa função de fiscalizar tarifas públicas de serviços delegados como novo diretor-presidente da Agepar.

Mas, a principal missão do craque Stephanes será fiscalizar contratos de pedágio nesta importante fase de encerramento das concessões de pedágios no Paraná.

Reinhold Stephanes mantém há muitos anos laços de amizade aqui em Umuarama, para onde vez em quando vem para uma visita.

Aqui, ele é hóspede do seu amigo de longa data, o médico Dr. João Jorge Hellú.

É fraude

A polícia prendeu em Campina Grande do Sul um homem suspeito de fabricar placas ‘frias’ a serem usadas em clonagem de automóveis.

Ele tinha todos os equipamentos para produção das placas ilegais.

Só lembrando que o novo modelo de placa foi implantado com a promessa se ser muito mais seguro contra fraudes.

Parece até que ficou mais fácil clonar carros.

Escrito apenas ontem…

Toda revolução começa nos idealistas e acaba nos tiranos.

– Louis Latzarus.

Pesquisa fria

O ex-deputado federal João Arruda (MDB), candidato a prefeito de Curitiba, afirmou ontem que a campanha eleitoral da capital paranaense enfrenta um comércio de pesquisas frias.

Eleição após eleição vem demonstrando que pesquisa mesmo quando é quente causa desconfiança, imagine pesquisa ‘fabricada’ ao gosto do freguês…

Ele disse:

Da China nós não compraremos, é decisão minha. Eu não acredito que ela [vacina] transmita segurança suficiente para a população pela sua origem”.

De Jair Bolsonaro.

É do Paraná

Em qualquer lugar do mundo onde ocorrer um seqüestro, basta chamar o Grupo Tigre, da Polícia Civil do Paraná.

É certeza de eficiência e segurança no resgate de reféns.

O Grupo Tigre foi criado pelo experiente gestor público delegado José Maria Correia, ao tempo em que foi delegado-geral da Polícia Civil, inspirado na Swat norte-americana.

Policromático

Nesta campanha, para muitos candidatos vale a velha máxima de James Thurber:

– “Uma pitada de provavelmente vale um quilo de possivelmente…”.

Ondas

Noticiário de julho de 2019:

– Onda de frio encarece frutas…

Noticiário de ontem, quinta-feira, 22 de outubro de 2020:

– Onda de calor encarece frutas.

Fala sério, quem anda fazendo onda com nossas frutas?

Paraná fará primeira experiência no

País de grande show com áreas isoladas

(AE) – As imagens parecem saídas de um filme de ficção distópica, e ninguém jamais acreditou que elas poderiam se tornar reais. Pois, com a epidemia da covid-19 ainda fora de um nível de segurança razoável, elas chegam festejadas como uma novidade que pode se espalhar pelo meio do entretenimento em pouco tempo. Um grande palco ao ar livre tendo à sua frente pequenas ilhas para até quatro pessoas cada, sem que ninguém possa sair de sua área controlada. Os que quiserem chamar o garçom ou usar o banheiro devem marcar hora por um aplicativo. A situação já vivida em pequenos bares e casas de show não havia chegado ainda aos grandes espaços, até o anúncio de um empreendimento em Pinhais (PR), na grande Curitiba.

O projeto de nome Arena Planeta Drive-In vai estrear com o que pode ser chamado de teste de fogo, um show da dupla Maiara & Maraisa. Isso porque a plateia deve lotar de fãs que nem sempre estão dispostos a ver seus ídolos de uma área restrita. A área comporta até 3 mil pessoas que devem ser distribuídas em 692 camarotes de quatro metros quadrados e distanciados um do outro.

Por eleições, revista ‘Time’ substitui

logotipo pela 1ª vez em quase cem anos

Uma das mais tradicionais revistas do mundo, a americana Time substituiu pela primeira vez seu logotipo em uma tentativa de estimular eleitores americanos a comparecerem às urnas. “Vote”, pede em letras garrafais a capa da edição do dia 2 de novembro. É a primeira vez que a revista troca de logotipo em quase cem anos de história. A capa é assinada pelo artista Shepard Fairey, autor do famoso cartaz “Hope”, utilizado pela campanha de Barack Obama em 2008.

Em mensagem aos leitores da Time, o editor-chefe e CEO da revista, Edward Felsenthal, afirma que a mudança pretende marcar um momento “histórico”. “(Esta é) Sem dúvida a decisão mais importante que qualquer um de nós já tomou nas urnas”, escreveu

A edição traz um guia de como votar nas eleições em meio à pandemia. A edição especial também traz matérias sobre tentativas de suprimir o voto negro e sobre a narrativa de fraude eleitoral que tenta se instalar pelo país.

As eleições presidenciais americanas ocorrem no dia 3 de novembro. Há menos de duas semanas da votação, o candidato democrata Joe Biden lidera as pesquisas com até 11 pontos de vantagem sobre o presidente Donald Trump, segundo o jornal The Washington Post.

Confiança da indústria sobe 4 pontos em outubro ante setembro, diz prévia da FGV

(AE) – O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de outubro teve um avanço de 4 pontos em relação ao resultado fechado de setembro, para 110,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Caso se confirme, o índice alcançará o maior patamar desde abril de 2011, quando estava em 111,6 pontos.

Segundo a FGV, o crescimento da confiança na prévia foi puxado pelas avaliações dos empresários em relação ao presente. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 5,9 pontos, para 113,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,2 pontos, para 108,1 pontos.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria indicou um aumento de 1,7 ponto porcentual em relação ao patamar de setembro, passando de 78,2% para 79,9% em outubro, segundo a prévia. Se confirmado, o Nuci será o mais elevado desde novembro de 2014, quando ficou em 80,3%.

A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 781 empresas entre os dias 1º e 19 de outubro. O resultado final da pesquisa será divulgado no próximo dia 28.