Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

20/10/2020 07H53

Ivaté tem novo candidato a prefeito

A coligação Renova Ivaté, formada pelos partidos MDB, PL e PSD alterou a candidatura para a Prefeitura do município. Denilson Prevital, do MDB, é o candidato a prefeito. Ele substitui o nome do pré-candidato Valdecir Prevital, do mesmo partido. O candidato a vice-prefeito continua sendo Mizael Alves da Silva.

Saúde da mulher é tema de

live com a geriatra Marília de Souza

Nesta terça-feira (20) às 19 horas será transmitida a live: Saúde da Mulher – A prevenção como aliada no envelhecimento saudável, com a médica geriatra Marília Moraes de Queiroz Souza, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A live é uma promoção conjunta entre a Associação Médica de Umuarama (AMU), Conselho da Mulher Advogada (CMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Caixa Econômica Federal.

A transmissão será feita pelo Instagram do Conselho da Mulher Advogada: @cmaumuarama e Associação Médica de Umuarama: @associacaomedicaumu.

Escrito apena ontem…

Nada agrava mais a pobreza que a mania de querer parecer rico.

– Marquês de Maricá.

Fique ligado

Contrato de trabalho em campanha eleitoral anula auxílio emergencial.

Se é beneficiário do auxílio, faça as contas antes de assinar contrato de trabalho em campanha eleitoral para descobrir se vale a pena trocar o auxílio pelo valor do contrato de trabalho.

Vacina

Vacinação ainda é um grande desafio nacional.

Em queda há cinco anos no país, as coberturas vacinais não atingem nenhuma meta no calendário infantil desde 2018.

Por isso a vacina chinesa já enfrenta resistência antes mesmo de chegar aos postos de saúde.

Maratona

O deputado federal Ricardo Barros (PP) visitou 70 cidades em apenas cinco dias para apoiar candidatos da sua base nas regiões Norte, Noroeste e no Vale do Ivaí.

Foram 14 municípios por dia.

Haja fôlego!

Verba

Tem candidato à Câmara Municipal de Umuarama querendo saber quando é que vai aparecer a grana do fundo eleitoral.

Há até ameaça de desistir da candidatura.

Sem querer inticar com o fundo eleitoral alheio, mas nem todo candidato vai ver a cor do dinheiro.

Se beber, o carro não pega

Bafômetro pode ser equipamento obrigatório em veículos brasileiros.

Um projeto de lei propõe que o equipamento seja instalado no sistema de ignição dos veículos.

Muito carro vai passar a noite na porta do bar…

Papo rápido

– Professores ameaçam greve se for autorizada a volta às aulas presenciais nas escolas estaduais…

– A greve será presencial ou por videoconferência?

Candinho

Cândido Martins de Oliveira, o Candinho, ex-secretário de Segurança no governo de Jaime Lerner, ex-deputado estadual, conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, faleceu ontem.

Ele tinha 80 anos.

Candinho visitava Umuarama com freqüência em tempos idos, onde colecionava amigos.

Carne fraca

O juiz federal Ricardo Rachid de Oliveira, titular da 14ª Vara Federal de Curitiba, proferiu sentença condenando seis acusados, absolveu um e declarou extinta a punibilidade de outro, dentre os denunciados na penúltima Ação Penal da chamada “Operação Carne Fraca”.

Trata-se do célebre caso de corrupção e cobrança de propina de empresas frigoríficas no Ministério da Agricultura, desde o ano de 2017.

Por causa de muita desinformação, e disseminação de calúnias, em plena campanha eleitoral, Umuarama e região ficaram sem a força do deputado federal Osmar Serraglio.

Queda da antena

A forte tempestade que atingiu a cidade de Mundo Novo, MS, na semana passada, causou severos prejuízos.

Casas foram destelhadas e árvores arrancadas.

O mais impactante foi a queda da antena de 90 metros da Rádio Pantanal FM, atingindo duas casas e ferindo pessoas.

O prefeito Valdomiro Sobrinho tem o programa de maior audiência da emissora e o mais longevo também.

Policromático

Rico não paga imposto. Rico paga advogado especializado em fazer com que rico não pague imposto…

Vote

Para quem está pensando em não votar como forma de protesto contra os políticos, um alerta:

– Os aloprados e os vendilhões vão votar em peso…

Metafísico

Alguém sabe dizer por onde anda aquela famosa nuvem de gafanhotos?

E já que perguntar não ofende…

Entre o candidato que você conhece, com todos os seus defeitos, e o candidato que você não conhece direito, em quem você vota?

CNN Brasil anuncia a contratação de

Márcio Gomes, apresentador da Globo

São Paulo (AE) – A CNN Brasil anunciou a contratação do jornalista Márcio Gomes, nesta segunda-feira, 19. De acordo com comunicado divulgado pela emissora, o apresentador chega para ser o principal nome da expansão de operações da CNN no país, um projeto que será anunciado nas próximas semanas.

Após 24 anos na Rede Globo, Gomes deixa a emissora como um dos poucos jornalistas que já apresentou todos os telejornais diários: Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, as duas edições locais de jornais de São Paulo e Rio de Janeiro, Jornal Hoje e Jornal da Globo.

Márcio, 49 anos, formou-se em Jornalismo, em 1992, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido e estudado na capital fluminense, ele começou a carreira na TV Globo em São Paulo.

Neste ano, ele também se destacou no Combate ao Coronavírus, programa que a Globo exibiu durante os primeiros meses da pandemia de covid-19 para informar a população sobre a doença.

“Participar de um projeto inovador no maior canal de notícias do mundo é motivo de muito orgulho. Espero contribuir com a expansão do canal no Brasil e poder gerar ainda mais credibilidade à CNN. Chego muito motivado. Será um grande desafio na minha carreira”, disse o jornalista.

‘Não deixe as pessoas me verem doente’,

pediu Vanusa ao filho no início da doença

Rafael Vannucci, filho de Vanusa, usou seu Instagram nesta segunda, 19, para publicar um vídeo esclarecendo o estado de saúde de sua mãe e as decisões referentes à sua internação em uma clínica, após a cantora ter recebido alta do hospital, onde tratou de uma pneumonia.

“Muita gente acha que a Vanusa teve alta do hospital e saiu andando pela porta da frente, poderia ir para casa dela, minha casa ou a casa da minha irmã. Isso não é verdade”, contou.

Em seguida, prosseguiu: “A doença da minha mãe está em um estágio muito avançado. Ela tem uma doença cognitiva, uma demência. As pessoas conhecem mais a doença chamada Alzheimer, a da minha mãe é um pouco mais grave, mas é parecida com Alzheimer”.

“Minha mãe saiu do hospital de ambulância, porque ela só permanece deitada. Eu decidi voltar ela para a clínica em que ela passou os dois últimos anos. É uma decisão minha”, afirmou Rafael.

Ele ressalta que a decisão conta com apoio da família: “Claro que tenho o acolhimento da minha irmã Amanda, que é uma guerreira e está o tempo todo do lado da minha mãe e ajuda. O motivo de a minha mãe estar em Santos é para ficar próxima da Amanda.”

O estado de saúde de Vanusa

“Minha mãe está doente há 15 anos. Só quem tem um idoso doente sabe o que é isso. Eu sei o que eu passo, o que minha família passa, sou forte e vou continuar lutando pela minha mãe hoje e sempre”, contou Vannucci.

Segundo ele, a ida de Vanusa à atual clínica foi feita com base em conselhos dos que já a tratavam e também dos que a atenderam no hospital em que esteve internada mais recentemente.