Cotidiano

SEGURANÇA DOS FILHOS

Após alerta sobre possível sequestro de estudante, PM orienta sobre cuidados preventivos

06/09/2018 18H47

Após o alerta dado pelos pais de uma adolescente de 14 anos, contando sobre uma possível tentativa de sequestro da filha no caminho da escola ocorrido na manhã de quarta-feira (5), na rua Anhumaí, em Umuarama, o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Agnaldo Letrinta, orienta sobre os cuidados preventivos para inibir situações similares.

Letrinta salientou sobre a importância dos pais sempre acompanharem os filhos. “Mesmo quando se acredita que o filho está grande ou que o percurso é curto, é importante não deixar a criança ou adolescente andar sozinho. Se os pais não podem levar, veja se há colegas de escola que possam fazer o percurso juntos”, explicou.

O comandante ainda alertou sobre a atenção durante o percurso do trajeto. “Os pais devem orientar os filhos sobre a importância de prestar atenção ao que acontece em volta. Neste caso, por exemplo, o condutor desse Corolla preto pode ter passado pela adolescente mais de uma vez ou mesmo tê-la observado nos dias anteriores. De forma geral os adolescentes e as crianças não se atentam para essas situações. Por isso é importante o alerta”, ressaltou Letrinta.

O policial ainda salientou a importância dos pais saberem com quem os filhos se relacionam através das redes sociais. “A criança e o adolescente não têm a malícia necessária para perceber que muitas vezes passa informações sobre sua rotina e da família para desconhecidos nas redes sociais. É importante os pais saberem com quem os filhos conversam e sempre manter o diálogo”, afirmou.

 

DICAS PREVENTIVAS

* Ensine as crianças a pedir auxílio à polícia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando.

* Não aceitar balas, doces, presentes, ou brinquedos de pessoas desconhecidas.

* Oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo.

* Evitar transitar utilizando jóias, tênis ou roupas caras.

* Oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.

* Evitar transitar por lugares escuros e de pouco movimento;

* Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.