Umuarama

ELEIÇÕES 2020

Aglomerações e eleitores sem saber onde votar por causa de mudanças de locais de votação

15/11/2020 10H07

Em três dos maiores locais de votação de Umuarama, o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), colégio estadual Bento Mossurunga e o campus III da Universidade Paranaense (Unipar), há muitos eleitores neste momento sem saber qual a sua seção eleitoral. Longas filas estão ocorrendo e o distanciamento de ao menos um metro entre uma pessoa e outra não está sendo respeitado.

REMANEJAMENTO

A maior parte dos eleitores sem saber onde votar são idosos e a confusão ocorreu por causa do remanejamento promovido pela Justiça Eleitoral que suprimiu parte dos colégios eleitorais, que eram 33 no pleito passado, e concentrou em apenas 25 locais.

COVID-19

A questão se agrava por estarmos em plena pandemia do coronavírus, onde os cuidados para evitar a contaminação é justamente o distanciamento entre as pessoas. No boletim de sábado (14) da Secretaria Municipal de Saúde Umuarama registrou 60 novos casos em único dia.

INFORMAÇÃO

Entre a maior reclamação dos eleitores é a falta de orientação ou de um ponto de informação nos locais de votação que ajude quem está confuso a encontrar a sua seção para que tudo seja rápido e sem problemas.

É possível visualizar no campus da UEM que até mesmo as pessoas que estão atuando como voluntários nas eleições estão com dificuldade em realizar a orientação aos eleitores.

E-TITULO

A orientação da Justiça Eleitoral é que os eleitores acessem o aplicativo e-titulo para saber qual a sua seção antes de sair de casa. Também devem levar uma caneta para assinar a lista de presença, além de usar máscara e manter o distanciamento nas filas.

Jornal Umuarama Ilustrado e você na cobertura das Eleições Municipais 2020.

NOVOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Clique aqui e confira os novos locais de votação.