Umuarama

ELEIÇÕES 2020

Eleitores de Umuarama vão escolher entre quatro opções para a Prefeitura.

14/11/2020 16H36

Os 78.446 umuaramenses aptos a votar nas eleições de hoje terão várias opções para escolher os seus candidatos a prefeito (a) e vereador (a). São quatro candidatos (as) a prefeito (a): Celso Pozzobom (PSC) Nº 20, Elizabeth W.F. Piccinini (PT) Nº 13, Giuliano Tureta (PRTB) Nº 28 e Sandro Gregório (PP) Nº 11. Para a Câmara Municipal, os nove partidos resolveram lançar 123 candidatos e candidatas (confira nomes e números na página 2)

Esses eleitores precisam ficar atentos, pois em Umuarama houve alterações em locais de votação, como também, agrupamento de seções eleitorais. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, Umuarama tinha 33 locais de votação até 2018, porém devido às alterações de estrutura de alguns colégios eleitorais, como o Ceebja que deu lugar ao Núcleo Regional de Educação (NRE), houve um remanejamento. “Agora para 2020, alguns locais de votação foram suprimidos e hoje ficamos com 25 colégios eleitorais na Zona Eleitoral 89”, disse.

  1. CONFIRA AS ALTERAÇÕES

Os eleitores que votavam na Unipar Sede, Colégio Dynamis (Elite Rede de Ensino), Colégio Global e Escola Doutor Germano agora vão votar no Campus III da Unipar, localizado na avenida Tiradentes. “Verificamos que o Campus III tem uma boa estrutura para receber esses eleitores, seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus”, ressaltou o chefe de Cartório.

As alterações também se estendem para os eleitores que votavam no Ceebja, que agora foram transferidos para o Colégio Estadual Prof. Paulo A. Tomazinho (CEPAT – Colégio Estadual). A Escola Jardim União e o Colégio Padre Manuel da Nobrega também deixaram de ser local de votação e eleitores foram remanejados para o Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na avenida Ângelo Moreira da Fonseca.

Para finalizar as alterações, os umuaramenses que votavam no Colégio Estadual Princesa Isabel agora vão votar no Colégio Pedro II.

  1. DISTRITOS

Os eleitores dos distritos de Umuarama também precisam ficar atentos as alterações. Em Roberto Silveira, que tinha apenas uma seção, os leitores foram transferidos para Santa Eliza e Jardim Vila Nova União para Serra dos Dourados.

  1. SEÇÕES ELEITORAIS

Ainda segundo Carlos Sérgio Furlan, algumas seções eleitorais também foram agregadas, porém os locais de votação continuam o mesmo. “Por isso a importância de baixar o e-Título é já verificar onde você vai votar. No dia das eleições vamos identificar as seções que foram agregadas para facilitar a vida do eleitor”, falou.

  1. Aplicativo e-Título

Com o e-Título o eleitor pode identificar antecipadamente onde vai votar. Para obter o aplicativo móvel o eleitor deve entrar Google Play ou na Apple Store. O aplicativo permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Transporte Público

A assessoria da Prefeitura de Umuarama informou que foram disponibilizados quatro ônibus para a Justiça Eleitoral. Um deles fará a linha Roberto Silveira a Santa Eliza e Umuarama, outro fará Vila Nova União a Serra dos Dourados e Umuarama e o terceiro passará pela Estrada Jaborandi. O quarto veículo ficará de plantão, à disposição da Justiça Eleitoral para algum imprevisto. Além disso, a Viação Umuarama operará normalmente dentro da cidade, bem como as linhas metropolitanas que atendem aos distritos.

MUDANÇAS LOCAL DE VOTAÇÃO

UNIPAR CAMPUS III (Novo local de votação)

As seções da Unipar (sede), Colégio Global, Colégio Elite Dynamis e Escola Municipal Dr. Germano Norberto Rudner foram transferidas para Unipar Campus III – localizada na Avenida Tiradentes, n. 3240.

  1. UEM (Novo local de votação)

As seções da Colégio Estadual Padre Manoel da Nóbrega e da Escola Municipal Jardim União foram transferidas para o Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizado na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, n. 1800. Zona VII.

  1. TRANSFERÊNCIA
  • As seções do CEEBJA foram transferidas para o Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazinho (CEPPAT).
  • As seções do Colégio Estadual Princesa Isabel foram transferidas para o Colégio Estadual Pedro II.
  • A seção do Bairro Nova União foi transferida para Serra dos Dourados.
  • Seção do Bairro Roberto Silveira foi transferida para o Colégio Estadual de Santa Eliza.