Umuarama

EM UMUARAMA

Agentes de endemias visitam pontos estratégicos no combate à dengue

25/02/2023 09H02

Jornal Ilustrado - Agentes de endemias visitam pontos estratégicos no combate à dengue

O Boletim da Dengue divulgado nesta sexta-feira (24) informa cinco novos casos nesta semana, com a indicação de sete regiões da cidade em estado de alerta: Cohapar II (São Cristóvão), Cohapar III (Jardim Cruzeiro), Centro de Saúde Escola, Posto de Saúde Central, Ouro Branco, Sonho Meu e Vitória Régia. Além do trabalho constante realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde em todas as

residências e empresas, Umuarama conta com uma equipe de seis profissionais que atuam nos chamados Pontos Estratégicos (PE), onde os cuidados devem ser ainda mais minuciosos.

Segundo Renata Luzia Ferreira, coordenadora da Vigilância Ambiental, os profissionais que atuam nos PE são quatro agentes e dois responsáveis pela aplicação de inseticidas e larvicidas. “Vale destacar que os PE são imóveis que, por suas características, são mais propícios à criação de focos e também dispersão do mosquito Aedes aegypti, como borracharias, ferros-velhos, sucateiros, recicláveis, entre outros. As visitas são quinzenais e isso ocorre com maior frequência para que possamos reduzir as infestações, fiscalizando e levando orientações aos empresários e cidadãos”, detalha.

Renata conta que a cobertura das equipes de PE abrangem absolutamente todos os bairros de Umuarama. “A atuação desses profissionais não se restringe apenas a empresas, mas também a residências de pessoas que recolhem recicláveis, por exemplo. O importante é sempre apresentarmos sugestões sobre as melhores maneiras de armazenamento e organização dos materiais para não haver acúmulo de água e, desta forma, o surgimento de focos”, explica a coordenadora.

Ela indica que o diálogo educativo e as instruções contribuem para um resultado positivo e colaborativo, porém, os agentes não deixam de lado as cobranças por melhorias e cuidados mais rigorosos nos locais vistoriados. “A equipe do PE realiza também o trabalho de pulverizações UBV costal, por serem atividades de contingência. Para o controle de vetores transmissores são realizadas conforme notificação de casos positivos de dengue. Para que tenhamos êxito com a pulverização, levamos em consideração a distância geométrica concentrada a partir do caso notificado, ou seja, 150 metros”, especifica, acrescentando que também é muito importante que os moradores deixem suas residências (portas e janelas) abertas, garantindo o melhor alcance do inseticida e a eficácia do trabalho.

A coordenadora da Vigilância Ambiental salienta que o apoio e colaboração de todos é fundamental. “Não podemos achar que a dengue é uma brincadeira: ela pode matar! E o trabalho realizado pelos agentes de endemias é uma arma que nos ajuda a manter a dengue o mais longe possível das nossas residências. Nosso trabalho é garantir que todos fiquem saudáveis e por isso contamos com o auxílio de todos para que cuidem dos seus quintais e empresas”, finaliza.