Eliseu Auth
Logo depois da 2ª guerra mundial, criou-se a Organização das Nações Unidas que julgo a mais benéfica das instituições do planeta. A primeira razão era a paz no mundo e evitar outra guerra. Tem papel de tutora das nações que precisa ser civilizadas e conscientes de princípios e valores universais.
Nesta quadra da história, os problemas são tantos. O ilustrado leitor do Umuarama Ilustrado sabe que sobram guerras e falta paz. Também Sabe que as desigualdades são gritantes e que a liberdade e os direitos fundamentais do ser humano estão ameaçados por uma onda de extremismo que assola o mundo. Tudo isso está no visor da ONU, mas a saúde do planeta é a que mais preocupa. Ela sabe que só temos a terra para morar, e ela está ameaçada.
A propósito da Cop 27, no Egito, o Secretário-Geral da ONU adverte: “Estou aqui para soar o alarme: o mundo precisa acordar. Estamos à beira do abismo – e nos movendo na direção errada. Nosso mundo nunca foi tão ameaçado. Ou tão dividido.(…) Vemos os sinais de alerta em todos os continentes e regiões. Temperaturas escaldantes. Perda da biodiversidade chocante. Ar, água e espaços naturais poluídos e desastres relacionados ao clima em cada esquina. (…) Cientistas do clima nos dizem que não é tarde demais para manter viva a meta de 1,5 grau do Acordo de Paris sobre o clima. Mas, a janela está se fechando rapidamente. Precisamos de um corte de 45% nas emissões até 2030. Minha mensagem para cada Estado-membro é esta: não espere que os outros dêem o primeiro passo. Faça a sua parte, Os governos devem reunir toda a força dos seus poderes para formular políticas fiscais para fazer a mudança para economias verdes. Taxar carbono e poluição, em vez da renda das pessoas, acabando com os subsídios aos combustíveis fósseis e liberar recursos para investir em saúde, educação, energia renovável, sistemas alimentares sustentáveis e proteção social ao seu povo, comprometendo-se a não abrir uma única usina a carvão. Se todas as usinas de carvão planejadas entrarem em operação, não estaremos apenas acima de 1,5 graus de aquecimento. Estaremos bem acima de 2 graus e as metas de Paris vão virar fumaça.”
Acho que agora o Brasil fará a sua parte. Você e eu, precisamos fazer a nossa, ainda que pequena. Será importante. A Terra é nossa morada e a dos nossos filhos e netos. Não temos outra. Ouçamos as advertências da ONU.
(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).