Vida e Cultura

Relembrando

A década de 80 foi um grande marco nas carreiras de André de Biasi e Kadu Moliterno

24/07/2020 09H27

Em dose dupla

Icones nos anos 80, Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biasi) fizeram sucesso em dose dupla. O programa que leva o nome dos protagonistas, “Juba & Lula” mostrava na tela da Globo uma competição divertida com jogos, aventuras, além de reportagens e atrações musicais. Já a série “Armação Ilimitada” apresentava o triângulo amoroso entre Juba, Lula e Zelda Scott (Andréa Beltrão), numa história que misturava esportes, romance e aventura, numa linguagem jovem.

Com direção de Roberto Talma, “Juba & Lula” foi lançado na Globo em 1989 e tinha como tema central a ecologia e o meio ambiente. O computador Hawai era uma atração à parte que dava informações sempre que a dupla solicitava. Ao longo da atração, eram exibidos vídeos sobre a conscientização da preservação do meio-ambiente e entrevistas enaltecendo as práticas esportivas.
O cenário foi construído numa cidade cenográfica em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, com um auditório, um labirinto com diversos obstáculos – onde aconteciam as competições – e uma pista de skate. Cada programa contava com a participação de cerca de 200 crianças e adolescentes.

Já “Armação Ilimitada” foi exibida originalmente de 1985 a 1988 e logo se tornou um marco da televisão brasileira. Lançada numa época em que se lutava pela democracia e liberdade de expressão, a ideia da série surgiu dos próprios atores Kadu Moliterno e André de Biasi e teve direção de Guel Arraes.

Os personagens principais, Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biasi), eram amigos de infância e sócios de uma empresa de prestação de serviços, a Armação Ilimitada. Juntos, eles eram capazes de enfrentar qualquer situação. No elenco estavam também Andréa Beltrão, no papel da inesquecível Zelda, e Jonas Torres, que viveu o menino Bacana.

Há algum tempo Canal Viva exibiu “Juba & Lula” e “Armação Ilimitada”. Agora os fãs aguardam que as atrações sejam disponibilizadas no Globoplay.