Semana Nacional do Trânsito
Em alusão a Semana Nacional de Trânsito foi realizada mais uma blitz na manhã desta terça-feira (20), na avenida Angelo Moreira da Fonseca, em frente a UPA 24 hs, em Umuarama pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Umutrans.
Na ação de pouco mais de uma hora, foram aplicadas 27 multas, sendo 15 delas, ou seja, 55%, relativas a condutores com alguma irregularidade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quatro condutores foram flagrados conduzindo com o documento vencido a mais de 30 dias, outros quatro por estarem no volante de veículo de categoria diferente da constante na habilitação. Mas as situações mais gravosas foram de condutores sem CNH (1) e com o documento suspenso (1) e cassado (1), ou seja, pessoas que legalmente estão impedidas de dirigirem.
Outras quatro foram para pessoas que entregaram o veículo para outras não habilitadas, nas condições acima. Onze veículos também foram recolhidos ao pátio do 25º BPM por estarem com licenciamento vencido ou sem os documentos obrigatórios.
Segundo o diretor da GM, Valdiney Rissatto, o fato de haver pessoas não habilitadas atrás de volantes aumenta o risco de acidentes e também do cometimento de infrações, por estarem despreparados para enfrentar o trânsito.
“Conduzir um veículo não é apenas saber dirigir. É muito mais amplo. É necessário conhecer a sinalização, a legislação e as regras de trânsito antes de qualquer coisa. Dirigir é um ato de responsabilidade pela vida do condutor e também de terceiros”, salientou Rissatto.
Um reflexo é a quantidade de acidentes que ocorrem nas ruas da cidade. No primeiro semestre do ano passado foram 450 e de 494 neste ano, ante 444 em 2020. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), as principais causas dos acidentes são imprudência, imperícia e negligência, excesso de velocidade e embriaguez ao volante.
Dados da Sestram de 2019, aponta que a cidade registrou 15 mortes no trânsito. Nos últimos dois anos o número tem caído, mas ainda são expressivos. Até agosto de 2022, cinco pessoas perderam a vida no trânsito de Umuarama.
Atualmente a frota de Umuarama conta com 93.852 veículos, entre os quais 27 mil motos. O Brasil registra mais de 30 mil mortes por ano no trânsito e gasta mais de R$ 800 milhões com atendimento médico.