Umuarama

SEMANA DO TRÂNSITO

Umuaramenses cobram postura de pessoas que estacionam carros de forma irregular

20/09/2022 08H32

carros_pegam_duas_vagas

Estacionar no centro de Umuarama é uma tarefa difícil e as vezes impossível, desde o fim da Zona Azul – Estacionamento Rotativo, em abril de 2019. Mesmo nesta árdua função de buscar espaços entre os demais carros, alguns umuaramenses estacionam de forma irregular ocupando duas vagas, ou ainda, em vagas de carga e descarga e até mesmo nos locais destinados para as motos.

Tal situação vem promovendo a ira de parte da população de Umuarama, os quais estão indo para as redes sociais reclamar. Entre os comentários, as pessoas mostram a indignação contra parte dos motoristas que não pensam no próximo, pois sabem da irregularidade e mesmo assim realizam a infração tomando a vaga de terceiros.

carro_pega_duas_vagas_estacionamento

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, ressalta que mesmo com a atuação dos novos agentes de trânsito alguns motoristas desafiam a legislação, promovem desconforto e perigos aos outros condutores. “Temos contatos diários de pessoas pedindo a fiscalização das infrações de estacionamento e isso vem dos cidadãos de bem, que entendem a importância da legislação e pedem uma ação dos agentes. Essa parceria é muito importante para realizar a orientação e manter a ordem”, disse.

No levantamento da Umutrans do mês de maio até setembro agora foram registradas 1.790 multas para estacionamento em desacordo com a regulamentação, 361 multas por estacionar nas vagas reservadas para idosos sem credencial, 215 multas por estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência sem credencial e 458 multas de pessoas que estacionaram em local de carga e descarga.

Jornal Ilustrado - Umuaramenses cobram postura de pessoas que estacionam carros de forma irregular

O empresário Estevam Grilo conta que seu escritório fica na região central da cidade – próximo a praça Santos Dumont – e todos os dias ele observa veículos ocupando duas vagas ou na vaga temporária sem pisca ligado. “O incrível é que as pessoas têm a capacidade de ver o carro dela estacionada 100% errado e não parar mais 30 segundos ou 1 minuto para ajustar. Acho que falta treinamento para os novos motoristas, que estão se formando na autoescola. Volto a repetir, que vejo isso diariamente. Os agentes também param de forma irregular e acredito que precisa de uma fiscalização mais pesada, não voltada apenas para as vagas de curta duração”, disse.

estacionamento_irregular_motos_umuarama

SEMANA DO TRÂNSITO

A Diretoria de Trânsito de Umuarama e instituições parceiras definiram as ações que serão promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito, que iniciou ontem até 25 de setembro. A intenção é conscientizar a população, especialmente os mais jovens, para reduzir o número de acidentes e vítimas de trânsito.

Neste ano, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estabeleceu como tema da campanha a frase “No trânsito, todos nós podemos salvar vidas”. Os materiais propostos também focam nos riscos causados pelo uso do telefone celular ao volante, com a orientação ‘Dirigir usando celular não tem sentido’. BLITZES

“Vamos trabalhar com blitzes educativas nas escolas, colégios e pontos de grande movimento, com a distribuição de material orientativo, e também com blitzes de fiscalização para coibir irregularidades. Os impressos foram produzidos em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob, que concedeu o patrocínio”, destacou a diretora de Trânsito de Umuarama, Dianês Maria Piffer.