Umuarama

História

45 anos de história marcados por trabalho e perseverança

25/08/2018 09H54

Umuarama – O Ilustrado chega aos 45 anos, mas poderia ser mais, se não fosse um contratempo, a invasão de um caminhão no primeiro prédio do jornal as vésperas da inauguração. “Foi um dos piores momentos da minha vida. Não tinha dinheiro e fiquei com todo o prejuízo. Somente dez meses depois é que consegui imprimir a primeira edição”, relembra o jornalista e fundador do Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho.

O ano era 1.973 e as estradas eram ‘carreadores’. “Não tinha ônibus e eu não tinha carro. Viajava de carona”. E um dos destino foi o distrito de Vila Alta, onde durante 10 dias, Ilídio encontrou refúgio no barracão de uma máquina de café de Jamilo e Baltazar da Silva. “Foi o resultado financeiro desses dez dias que possibilitou a primeira edição especial do jornal e o que permitiu seguir em frente”, salientou.

Entre matérias, concorrências e agendas diárias de 16 a 18 horas de trabalho de Ilídio, permitiram que muitas conquistas surgissem. Entre elas a outorga do título de Cidadão Honorário do Paraná pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), aprovado por unanimidade e concedido por iniciativa do então presidente da Casa Aníbal Cury. “Ele me chamava de Professor Coelho. Meu avô e meu pai foram cabos eleitorais dele. Eu segui a tradição”, salientou.