Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

26/09/2020 07H17

Saúde

Com toda segurança, as pessoas vão retornando as atividades físicas nas muitas áreas abertas que a cidade oferece, e são muitas, como a Praça do Japão, onde há o excelente trabalho das profissionais Giane Castro, Cynthia Ramos, Proprietárias do Espaço Workout For Girls.

O exercício físico é uma porta aberta para que alcançar mais qualidade de vida.

O treino funcional, realizado na Praça do Japão, tem como objetivo ajudar as mulheres fisicamente e mentalmente.

É um sucesso.

Na praça os exercícios são ministrados pelas Personal’s Daniele Pires e Karina Nery.

Exercícios de segunda/quarta e sexta 6h e 20:15h. Conheça e faça parte dessa animada e saudável família.

Contato: 4499849-3116 e 4499951-2655.

E tem o Espaço Workout For Girls , na Avenida Apucarana, 3186.

Família Bruno agradece

A família Bruno, ainda consternada pela lastimável perda do patriarca Clóvis Bruno, agradece o carinho e solidariedade de todos neste momento de dor:

Filhotes

Segundo o jornal O Globo, em todo o Brasil, até agora, mais de 30 pessoas acrescentaram Bolsonaro ao nome para disputar as eleições municipais.

Parece enganação, e é…

Ela disse:

Ninguém tá falando para voltar à vida normal, todo mundo junto. A mulher que limpa o hospital, a copeira, a cobradora e o cobrador de ônibus têm filhos e dependem de uma creche. Não estamos falando só da educação formal, estamos falando do papel social que a escola na proteção à criança e ao adolescente”.

De Márcia Huçulak, secretária da Saúde de Curitiba, em apoio à volta as aulas.

Manipulação total

O novo documentário da Netflix, O Dilema das Redes, revela assustador quadro de manipulação global por parte das plataformas das Big Techs.

Elas são usadas para prever o comportamento humano e impulsionar mudanças, principalmente aquelas que dão mais lucro.

Assista para entender o quanto nós somos manipulados e o quanto as redes sociais podem fazer mal.

Pardal fiscal

A justiça eleitoral voltará a disponibilizar o aplicativo Pardal para recebimento de denúncias sobre irregularidades em campanhas eleitorais.

O aplicativo existe há seis anos e passou por aprimoramentos para as eleições de novembro.

Ajude a combater os maus políticos.

Quem não respeita as regras durante a campanha não merece confiança.

Prazo

Hoje, sábado, termina o prazo para o pedido registro de candidaturas aprovadas nas convenções às eleições de novembro.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, disse que a expectativa é a de dobrar o número de candidatos em relação a 2016, quando foram registradas 30 mil candidaturas.

É muita gente querendo ajudar o povo…

Não abre

O presidente Jair Bolsonaro publicou portaria que prorroga por mais um mês a proibição de entrada de estrangeiros ao Brasil, de qualquer nacionalidade, por rodovias ou outros meios terrestres e transportes aquaviários.

O prazo da portaria anterior se encerraria hoje, dia 26.

Foi adiado para 24 de outubro.

Portanto, nada de compras no Paraguai…

Varejo de livros apresenta recuperação em agosto

Agência Estado (AE) – O mercado editorial deve receber com bons olhos os resultados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2020. A pesquisa divulgada mensalmente pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) apresentou crescimentos de 27% em volume de exemplares vendidos e de 23% em valor, comparado ao período imediatamente anterior.

Segundo os dados, a performance positiva gerou reflexos também nos dados acumulados do ano, fazendo com que o setor minimize o déficit em relação ao ano passado, acentuado por conta da pandemia.

Entre os dias 10 de agosto e 6 de setembro, foram vendidos 4 milhões de exemplares com faturamento de R$154 milhões.

Os números representam crescimento também em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 3,19 milhões de livros comercializados e faturamento de R$131,36 milhões (crescimentos de 25% e 17%).

De acordo com os organizadores da pesquisa mensal, isso mostra que a reabertura das lojas físicas está sendo benéfica para o setor, mas o maior impacto veio das vendas online.

Livro traz valiosa correspondência

inédita de Clarice Lispector

A escritora Lygia Fagundes Telles se diverte quando conta um dos vários fatos engraçados vividos ao lado de Clarice Lispector. “Ela não gostava de me ver sorrindo para fotos e dizia: ‘Liginha, não sorria, escritoras que sorriem não são levadas a sério”. Já o também autor Otto Lara Resende festejava quando recebia, pelo correio, alguma notícia de Clarice. “Ler as cartas de Clarice é como saborear garrafas de champanhe espumante”, dizia ele. É justamente o relacionamento próximo com seus colegas de escrita o ponto alto do livro Todas as Cartas (Rocco), que será lançado nesta sexta, 25, e que reúne 284 missivas enviadas por Clarice a familiares e amigos (entre autores e editores).

E, desse total, cerca de meia centena é inédita para o público, justamente a que ela utilizou para trocar opiniões e confidências com destinatários como João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lêdo Ivo, Paulo Mendes Campos, Nélida Piñon, Natércia Freire e Mário de Andrade, além de Lygia e Otto. O livro foi organizado por décadas, dos anos 1940 aos 1970, e o texto recebeu notas da biógrafa Teresa Montero, que contextualizam os fatos.

“Temos a oportunidade de acompanhar quatro décadas do itinerário da escritora cuja rara sensibilidade fala aos seus destinatários sobre diversos ângulos da vida”, escreve Teresa, no prefácio. “As angústias que acompanharam a penosa formação de uma jovem que abraça o destino de ser uma escritora. A de ser mulher em um tempo no qual os caminhos do universo feminino eram extremamente áridos: a Academia Brasileira de Letras, por exemplo, ainda não ousava mudar seus estatutos para permitir o ingresso das mulheres. Clarice mostra-se sempre sensível e aberta para respeitar aquilo que nos é mais caro: a nossa essência.”

A vasta correspondência de Clarice já inspirou a publicação de outras três obras: Cartas Perto do Coração (2001), organizada por Fernando Sabino, Correspondências (2002) e Minhas Queridas (2007), estabelecidas por Teresa Montero. Nesse contexto, Todas as Cartas, além de recuperar esse material, traz informações valiosas. “É um aporte de duplo valor, pois ilumina alguns aspectos pouco conhecidos de sua personalidade e, por outro lado, oferece novos subsídios para os estudiosos e pesquisadores de sua obra literária”, observa Pedro Karp Vasquez, editor da obra de Clarice na editora Rocco.