Política

ARTICULAÇÃO

Zeca Dirceu articula com ministro a pavimentação da última etapa da Boiadeira

15/02/2023 08H48

Jornal Ilustrado - Zeca Dirceu articula com ministro a pavimentação da última etapa da Boiadeira

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse na última semana ao deputado Zeca Dirceu (PT) que a pavimentação da Estrada Boiadeira (BR-487) está no plano de obras rodoviárias prioritárias do governo Lula. Renan Filho adiantou que o terceiro lote de 38,9 quilômetros da rodovia já está licitado ao custo de R$ 300 milhões. “Isto faz parte do esforço do governo para terminar as obras paralisadas ou que necessitam de conclusão”, disse o ministro ao garantir que neste ano, a pasta vai investir R$ 706 milhões em obras de infraestrutura no Paraná.

Zeca Dirceu disse que o ministro se referiu ao trecho entre a Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste e que passa pela comunidade Lovat. “É  um pequeno trecho que passa pela minha cidade de Cruzeiro do Oeste. A Boiadeira é responsável pelo escoamento de grande parte da produção do noroeste e do Paraguai até o Porto de Paranaguá, atendendo também as indústrias de alimentos e vestuários”, disse.

Esse trecho, segundo Zeca Dirceu, alcança a ligação entre Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão. Há expectativa de encerrar a revitalização total da Estrada Boiadeira – de 2,4 mil km, dos quais 582 km no Paraná – nos próximos anos. A rodovia é uma das principais ligações com o Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores agrícolas do País.

De sonho a realidade

Zeca Dirceu lembrou que trabalhou em duas  frentes para viabilizar a pavimentação da rodovia. Primeiro, articulou recursos na ordem de R$ 102 milhões para concluir os dois lotes correspondentes ao trecho entre o distrito de São Geraldo (Campo Mourão), até Cruzeiro do Oeste.

Em seguida, atuou  para que o segundo trecho, do distrito de Porto Camargo (Icaraíma) até o distrito de Santa Eliza, que pertence a Umuarama, tivesse os laudos ambientais, as questões burocráticas vencidas e participou das articulações no convencimento junto a Itaipu Binacional, que aportou R$ 232,8 milhões para concluir a rodovia que liga a região noroeste até a divisa do Mato Grosso do Sul. “É uma vitória de todos, mas principalmente do povo Noroeste que está vendo concretizar um sonho de 30 anos”.

Corredor Bioceânico

“Vale lembrar que a execução dessa obra só foi possível, porque o presidente Lula deu o primeiro passo. Eu fiz questão de entregar o pedido das obras da Estrada Boiadeira, nas mãos do presidente e participar de várias reuniões no Ministério dos Transportes com o então ministro, César Borges. Eles escutaram e deram andamento no projeto”, afirmou.

Atualmente, 80% das obras da rodovia estão finalizadas. “Quando estiver totalmente pronta, a Boiadeira ligará o Noroeste ao Corredor Bioceânico, que une os portos brasileiros de Paranaguá e Santos (SP) aos portos do Norte do Chile, no Oceano Pacífico”, aponta o deputado.

Ao todo, a rodovia que tem mais de 2,4 mil quilômetros entre Campo Grande (MS) e o Porto de Antofagasta, no Chile. Após  conclusão das obras, estima-se a redução em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até os países do Oriente, principalmente China, Japão e Coreia do Sul. A expectativa é de que a revitalização completa da Estrada Boiadeira seja concluída nos próximos cinco anos, com mais de 150 quilômetros no estado.