Vida e Cultura

saúde

Você pode diminuir a ação dos radicais livres mudando os hábitos alimentares

04/09/2022 16H49

Jornal Ilustrado - Você pode diminuir a ação dos radicais livres mudando os hábitos alimentares
Portrait of beautiful young woman eating watermelon in the home garden.

Ninguém quer os famigerados radicais livres. Os danadinhos que acabam com a beleza da pele e com a saúde do organismo. No entanto, eles são muito ativos e não dão um minuto de trégua. Daí, a solução parece estar nos cosméticos milagrosos que prometem combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce. Verdade, tais produtos – aqueles que realmente têm sua formulação adequada – conseguem melhorar o aspecto da pele e a saúde do organismo, no entanto a guerra contra os radicais livres deveria começar na nossa cozinha. Isso mesmo, os alimentos que ingerimos são poderosas armas.

Quando o assunto é a beleza da pele invariavelmente a conclusão é que o rosto reflete o que a boca ingere. E não é só o rosto, não, a cintura e os quadris também refletem aquilo que se come. Pesquisas desenvolvidas apontam o açúcar como sendo um dos mais recentes vilões quando se trata dos radicais livres. Se os doces, em geral, estavam proibidos para quem quer emagrecer, eles entraram na lista dos proibidos também para aqueles que buscam a eterna juventude ou que, no mínimo, pretendem retardar a ação dos famigerados radicais livres, das rugas e da celulite.

Especialistas em Dermatologia explicam que depois dos radicais livres e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento da pele é a glicação, ou seja, o processo de ligação entre a molécula de glicose maléfica com uma proteína saudável formando o chamado AGE, um complexo de proteína e açúcar rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, ocasiona o aparecimento das rugas.

Os AGEs ainda são verdadeiras fábricas de radicais livres. Eles se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Para combatê-los e evitá-los, existe uma fórmula tríplice: dieta, suplementos e produtos tópicos.

Jornal Ilustrado - Você pode diminuir a ação dos radicais livres mudando os hábitos alimentares
Portrait of beautiful young woman eating salad in the home garden.

Laboratórios farmacêuticos tem se empenhado nas pesquisas para produzirem os limpadores de AGEs assim como também na descoberta de produtos que impeçam a sua formação.

Enquanto tais produtos estão em fase experimental, é possível diminuir os efeitos citados através dos hábitos alimentares. Isso parece ser mais difícil do que esperar pelos cosméticos específicos!

Os especialistas explicam que toda refeição deve ser iniciada com a proteína, ou seja, comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos.

As preparações a milanesa devem ser feitas com nozes moídas, ou farelo ou farinha de aveia para a crosta. Adquira o hábito de ingerir amêndoas e quinoa às refeições. A quinoa é um cereal muito saboroso e pode ser usado em preparações salgadas.

As maçãs são poderosas antioxidantes, coma pelo menos três, todos os dias. Pode ser de qualquer tipo.

Os peixes – principalmente salmão, anchova, sardinha e arenque – são fontes de Ômega 3. Prefira-os grelhados.

Não esqueça as fibras: feijões, lentilhas e ervilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar a gordura. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar.

Beba 6 a 8 copos de água pura por dia e fique bem longe do café. Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras. Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros. Use e abuse do chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de última geração na composição, neste caso é importante consultar o médico.