Umuarama

IR

Você pode ajudar crianças, adolescentes e idosos doando parte do Imposto de Renda

03/12/2019 09H23

Quem tem Imposto de Renda (IR) a pagar, em vez de mandar tudo ao governo federal, pode ajudar crianças, adolescentes, jovens e idosos de Umuarama. Esse apoio é realizado por meio de doação de 3% do imposto devido para instituições da cidade. Pelo regulamento do IR, as doações podem ser feitas até 31 de dezembro e mais 3% no momento da confecção da declaração, totalizado 6%.

Conforme o conselheiro Uilian Drohson, em Umuarama as doações podem ser feitas para o Fundo da Criança e do Adolescente e também do Idoso.

Como doar?

Para realizar o processo, o contribuinte pode ir até a Secretaria Executiva dos Conselhos, localizada na Avenida Castelo Branco, próximo ao Núcleo Estadual de Educação ou no telefone 3906-1092.

Ajude quem precisa

Em relação ao dinheiro destinado ao fundo da Criança e do Adolescente, no ano passado foram doados R$ 120 mil reais, porém esse valor poderia ser de R$ 1 milhão. “São valores destinados a ajudar crianças em situação de risco ou que precisam de educação especial. Com a verba arrecadada no ano passado, várias instituições foram beneficiadas com melhorias de infraestrutura, educacionais e de alimentação”, explicou.

A doação pode ser direcionada aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho do Idoso, mas também, o contribuinte pode escolher diretamente uma instituição que prestam serviços para tal público. “O dinheiro oriundo do Imposto de Renda é muito bem fiscalizado pelos Conselhos. Toda verba que entre no Fundo só sai após plenária deliberativa dos Conselhos e apresentação de licitação, para evitar fraudes e má destinação dos valores”, explicou.

Os valores doados ajudam mais de 10 instituições só no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “São instituições como a APAE, ASSUMO, Casa da Paz, Associação de Pais e Amigos do Autista, Apadevi, Abrigo Tia Lili, Amor e Ação entre outras”, finalizou Drohson.

Parceria

Ainda segundo Uilian Drohson, os Concelhos têm parceria com o Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região) visando a destinação da doação. “Os contadores sindicalizadores realizam a doação e inclusive temos o projeto de visitar escritórios, que não estão realizado a doação e poderiam ajudar”, noticiou.