Aragão Filho

01/09/2022

Visita ao Ilustrado

01/09/2022 04H37

Jornal Ilustrado - Visita ao Ilustrado

O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), o empresário João Barreto, visitou na tarde de ontem o diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM , o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho. Entre os assuntos do encontro, Barreto convidou Ilídio para participar da próxima reunião do CDU.

Vinho azedou

O mundo do vinho não vive dias de tranquilidade.

Corre no mercado que a Operação Decanter, deflagrada pelo Ministério Público para investigar fraudes no setor, atinge oito importadoras.

E dessas importadoras para varejistas de todos os tamanhos é o caminho natural.

A cadeia de preocupados é grande, com o perdão do trocadilho.

Do Fraga

Agora, os candidatos debatem por algum tempo, depois toda a população se debate por quatro anos.

– Fraga.

Escrito apenas ontem…

Temos de descobrir segurança dentro de nós próprios. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida precisamos encontrar o nosso próprio critério de relações com a existência em que participamos tão transitoriamente.

– Boris Pasternak

Carnê vive

Crediário via carnês, antigo método de vendas das redes de varejo, ainda vigora com sucesso.

A rede de varejo Lojas Cem, com 278 unidades e 14 milhões de clientes, é um exemplo.

Cerca de 70% de suas vendas são realizadas dessa forma, 20% com cartões de crédito e 10% com pagamento à vista.

Todos os boletos são pagos nas lojas físicas da empresa.

Casa do Artesão

A Artecam e a Casa do Artesão de Campo Mourão vão continuar a utilizar uma sala no Mercadão Municipal que pertence à prefeitura, pois a maioria dos artesãos são pessoas idosas que complementam renda com o artesanato e se tivessem que pagar aluguel seria inviável.

Foi o que aconteceu em Umuarama; dezenas de artesãos ficaram sem o local onde vendiam seus produtos por falta de recursos para custear o aluguel.

Como não recebeu ajuda de ninguém, os nossos artesãos se obrigaram a parar com a atividade em local comercial.

Ele disse:

A Constituição de 1988 é a nossa profissão de fé e a nossa prática. É nesta Constituição que nós devemos ler, sem a ousadia de mudar as palavras para reescrever a constituição. Nós, do sistema de justiça, não recebemos voto do povo. Quem recebeu voto do povo foram os parlamentares, o Presidente da República, o prefeito, o governador, o deputado, o vereador. Nós estamos aqui, para agir, dentro da Constituição e das leis”.

De Augusto Aras, Procurador Geral da República, passando vigoroso “pito” no ministro Alexandre de Morais e em parte do STF.

Papo rápido

– Porque querem tirar as nossas armas na hora de votar?

– Para evitar que alguém se mate de vergonha do voto em determinado candidato…

Pintando o sete

A última grande cartada de Bolsonaro será o 7 de setembro.

Precisa mostrar força, muita força junto ao povão.

Uma fatia de eleitores não vota em candidato com pinta de que vai perder.

Por isso tantas pesquisas e com tantos resultados conflitantes.

É só para tentar influenciar a patuléia.

De faxineiro a reitor

O novo reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor e engenheiro Leandro Vanalli, já foi continuo da própria UEM, segundo informa o jornalista Paulo Pupim.

Chegou ali por uma empresa terceirizada e se tornou funcionário.

Depois, cursou uma faculdade na mesma UEM e pelo voto direto chegou a reitor, tendo a professora Gisele Mendes como vice.

Que história inspiradora!

Sindicato novo

Foi publicado no Jornal do Povo, de Maringá, um edital de convocação para assembleia de criação de um sindicato de trabalhadores de supermercados, com base territorial em mais de 150 municípios.

Umuarama está na relação de cidades que formam a base do novo sindicato.

Sobre eleições

Três frases sobre eleições:

Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada…”

– Otto von Bismarck.

As eleições são executadas pelas mesmas indústrias que vendem pasta de dentes na televisão…”

– Noam Chomsky.

Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado…”

– Orson Scott Card.

Dezenas de moradores participaram do evento Cras de Perobal promove roda de conversas com Idosos para discutir o Diagnóstico Municipal do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Jornal Ilustrado - Visita ao Ilustrado

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS, realizou no dia 25 de Agosto de 2022, com o Grupo Alegria de Viver, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos S.C.F.V, um encontro que é realizado em todas as últimas quintas-feiras de cada mês e contou com a participação de aproximadamente 60 idosos.

Nesse encontro, o assunto em discussão foi a Adesão e o Diagnóstico do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) que se destina a incentivar as comunidades e as cidades a promoverem ações de caráter intersetorial para a efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa de forma a garantir o envelhecimento ativo, saudável e sustentável.

Foi fundamental ouvir a população idosa do Município para evidenciar a situação dos serviços ofertados e os problemas que afetam o processo de envelhecimento, sob o ponto de vista da própria pessoa idosa, onde foram discutidos em roda de conversas tópicos que irão contribuir para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, sendo eles: Ambiente físico, Transporte, Moradia, Participação, Respeito e inclusão social, Comunicação e informação, Oportunidades para aprendizagem, Apoio, Saúde e Cuidado.

O prefeito Almir de Almeida e a secretária da Assistência Social, Maria Aparecida de Pádua Almeida, não medem esforços para garantir um atendimento diferenciado e de qualidade aos idosos e a toda a população do Município.

Xx-x-x-x-x

Rádio é ouvido por 83% da população brasileira

Cresceu o alcance do rádio entre a população brasileira. A afirmação é baseada no dado apresentado pela Kantar IBOPE Media, durante um dos painéis do Dia do Rádio no SET Expo 2022, realizado na semana passada, em São Paulo. Segundo a empresa, o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela Kantar. E três a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias. O número é uma prévia do estudo Inside Radio 2022 e é superior ao valor visto na edição de 2021.

O dado positivo de alcance foi apresentado durante a participação de Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, em painel no SET Expo 2022. Segundo a executiva, o dado é uma prévia do estudo Inside Radio 2022, que será lançado pela empresa no próximo dia 25, quando se comemora o Dia Nacional do Rádio. Giovana também destacou que o tempo médio de consumo do rádio é de 3h58 por dia.

Para efeitos comparativos, o alcance do rádio nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media ficou em 80% no Inside Radio 2021 e 78% no Inside Radio 2020. “O rádio está unindo o melhor do dial com o melhor do online, se mantendo relevante para sua audiência”, afirmou Giovana Alcantara, conforme destacado pelo tudoradio.com, sobre o painel “Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio”, que teve a participação da executiva.

Crescimento no consumo de rádio web, credibilidade e dispositivo utilizado

A apresentação da Kantar IBOPE Media também destacou o avanço significativo de ouvintes de rádio web. Segundo a empresa de pesquisa, em junho de 2019 esse valor era de 4 milhões de pessoas. Já no dado mais recente, de junho de 2022, o número saltou para 7.4 milhões, representando um crescimento de 85%.

O consumo de rádio ocorre predominantemente pelo rádio convencional, respondendo por 80%. Já o celular representa 26%. De 2007 para 2022, cresceu em 20% a confiança do público no conteúdo entregue via rádio. Quando precisa de atualização rápida sobre alguma notícia, 43% das pessoas dizem recorrer ao rádio, mantendo o valor registrado no Inside Radio de 2021. FONTE: TUDORADIO.COM