Umuarama

UMUARAMA

Vigilância realiza força-tarefa contra a dengue no Jabuticabeiras

18/05/2024 11H31

Jornal Ilustrado - Vigilância realiza força-tarefa contra a dengue no Jabuticabeiras

Após a divulgação do 3º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) realizado em Umuarama há uma semana, indicando que o bairro Parque das Jabuticabeiras registrava um Índice de Infestação Predial (IIP) de 12,5%, a Vigilância em Saúde Ambiental imediatamente programou uma ação especial, que foi realizada nesta sexta-feira (17) e contou com o trabalho de 60 agentes comunitários de endemias, em uma força-tarefa que vistoriou, orientou, fiscalizou e eliminou focos do mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Ambiental, Taila Biaca Crivelaro, conta que 892 imóveis (comerciais e residenciais) foram vistoriados. “Foram detectados 470 possíveis focos do mosquito, que foram imediatamente eliminados. Oito focos foram confirmados no ato e também extintos. Nos deparamos com quintais inacreditavelmente sujos e situações que só podem ser classificados como injustificáveis: lixo de toda a ordem simplesmente jogados, com água acumulada”, lamenta.

A operação foi específica para visitas domiciliares e vistoria de depósitos em todo o perímetro do bairro, incluindo terrenos baldios, com inspeção de caixas d’água, calhas e detalhados, mas sem a realização de arrastão (quando a população pode dispensar materiais inservíveis, como móveis velhos). “O índice de 12,5 atingido no Parque das Jabuticabeiras é um número alarmante, já que a tabela de classificação de risco indica que inferior a 1% significa baixo risco; de 1% a 3,9%: médio risco, superior a 4%: alto risco. Ou seja, naquela localidade temos uma situação de mais de 200% acima do que pode ser considerado como alto risco para a dengue”, comenta.

Além do Jabuticabeiras, dois outros bairros foram classificados com ‘Alto Risco’: o Jardim São Cristóvão, com 6,7% e o Parque Danielle, com 6,3%. O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, disse que estuda a possibilidade de ações especiais também nessas localidades. “O Ambulatório de Dengue continua atendendo diariamente a centenas de pessoas que aparecem com sintomas da doença. O número de casos confirmados só aumenta. E a nossa luta é para que a população entenda que não estamos brincando: a dengue pode ser fatal”, alertou.

Jornal Ilustrado - Vigilância realiza força-tarefa contra a dengue no Jabuticabeiras