Dr. Eliseu Auth

12/07/2022

Vida longa ao Padre Vieira

12/07/2022 05H35

Jornal Ilustrado - Vida longa ao Padre Vieira

Eliseu Auth

Minha idéia era outra. Pensava trocar idéias com outro tema com o ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado”. Mas, não tem como não falar do aniversário do Padre Vieira, no sábado que passou. Quem mora em Umuarama conheceu o Padre Vieira e conhece o Advogado Arlindo Vieira e seu intenso trabalho profissional. Nele tem há marca que é a luta pelo Direito e pelas causas sociais em favor dos que mais precisam aqui e na região.

Nas suas virtudes estão a franqueza, o gongorismo no culto à poesia e aos amigos. Isso não é freqüente nestes tempos de polarização, intrigas e ódio. Precisamos de gente assim e por isso quero homenageá-lo nesta minha reflexão semanal. Não podia ser diferente, nem melhor que a feijoada feita pelo Izaque Volpato que Vieira nos ofereceu no recinto da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Umuarama). Foi um momento cultural e de raro valor sentimental. Rolaram poesias, falas e arengas. Cheguei às lágrimas, chorão que sou. Nem tinha como ser diferente com a presença do grande Advogado e Professor José Bolívar Bretas, Esposa Alaíde e o filho Cristian. Junto, o cunhado Alberoni Baliero, causídico de Assis Chateaubriand.

Claro que eu estava lá e fiquei feliz por conhecer Rodrigo Pezão, prefeito de Tapejara que veio com o Padre Pintenho, vigário daquela cidade. Doutor Osmar Serraglio e Dra. Tânia enriqueceram o evento, assim como Celso Zolin, ex-Presidente da Aciu e o atual Presidente Miguel Fuentes, seu irmão Marcelo e o nosso ex-vice Prefeito Sérgio Frederico e esposa. Gente da melhor estirpe. Foi ótimo rever os queridos colegas do Ministério Público Marcos Falleiros, Pedro Valter Torrezan, João Batista, Mário Augusto Lucena e Paulo Estebon, bem como o Doutor Izaias, delegado de polícia de Cruzeiro do Oeste e sua esposa. Por último, mas não em último lugar, a Dra. Solange Rhyska e os funcionários da Aciu estavam lá, cuidando de tudo. E muito bem.

Esquecido que sou, posso não ter lembrado de alguém e já protocolo uma petição, pedindo mil desculpas. Esse encontro me lembrou as reuniões que o saudoso Candinho promovia com professores e funcionários da UNIPAR. Candinho cantava, Washington tocava e nós gongóricos declamávamos. Coisa boa. Vieira trouxe esse tempo de volta. Vida longa ao Padre Vieira.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).