Umuarama

PET ILUSTRADO

Veterinária explica a importância da vacinação e orienta sobre as vacinas

17/08/2020 12H47

vacina_qual_melhor

A vacinação de cães e gatos é fundamental para evitar a disseminação de doenças que podem causar graves consequências, sequelas e até mesmo levar os animais a morte. Conforme a médica veterinária residente do Hospital Veterinário da UEM de Umuarama, Ana Beatriz da Silva Marques, a vacinação não impede apenas a disseminação de doenças entre os animais, mas também as doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos, como a raiva.

Segundo a médica veterinária Ana Beatriz, além de importante para a saúde dos pets, a vacinação de cães e gatos é uma questão de saúde pública. “A Associação Veterinária Mundial de Pequenos Animais (WSAVA) é responsável por criar diretrizes que orientam os médicos veterinários sobre como proceder para imunizar corretamente os animais, vale lembrar que o seu pet deve estar saudável antes de iniciar o protocolo vacinal, sendo assim, o médico veterinário é o único profissional capacitado para realizar a imunização do seu pet”, alertou.

Beatriz explicou que o protocolo vacinal dos cães com a vacina múltipla deve ter início entre 6-8 semanas de idade, e então uma nova dose a cada 2-4 semanas, até que o animal apresente 16 semanas (4 meses) de idade ou mais. “Portanto, o número de vacinações primárias do filhote será determinado pela idade na qual a vacinação é iniciada e no intervalo selecionado entre as vacinações. O médico veterinário do seu animal determinará qual o melhor momento para o início do protocolo vacinal e o intervalo ideal entre as doses”, disse.

As vacinas múltiplas V8 e V10 disponíveis no mercado para os cães, são utilizadas para prevenção da cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, coronavirose e leptospirose.

SEGUNDA FASE

Após a primovacinação do filhote, ele deve receber reforços da vacina múltipla aos 12 meses de idade e em seguida anualmente, para manter a imunidade do animal ativa contra as doenças citadas anteriormente.

“Um cão adulto, sem vacinação ou com histórico desconhecido, requer duas doses da vacina múltipla (V8 ou V10), com intervalo de 2-4 semanas, para gerar uma resposta imune protetora. Não esquecendo que devem ser realizados os reforços anuais”, informou a veterinária.

importancia_da_vacinacao

RAIVA

A vacinação contra o vírus da raiva é determinada por lei no Brasil e deve ser administrada a partir das 12 semanas (3 meses) de idade, nos cães e nos gatos, com reforços anuais.

GATOS

As vacinas para gatos disponíveis no mercado são, a V3 que protege de doenças como a Rinotraqueíte, Calicivirose e Panleucopenia, a V4 que inclui as mesmas doenças da V3 mais proteção contra a Clamidiose e a V5 que protege contra as mesmas doenças da V4 e também contra o Vírus da Leucemia Felina (FeLV).

“O protocolo vacinal dos filhotes com a vacina V3 ou V4 deve iniciar às 6-8 semanas de idade e então repetida a vacinação a cada 2-4 semanas até a idade de 16 semanas (4 meses) ou mais. O reforço é o mesmo estabelecido para os cães, uma nova dose aos 12 meses de idade, seguido de reforços anuais”, noticiou a entrevistada.

No caso da vacinação com a V5, que inclui a proteção contra o FeLV, a dose deve ser aplicada com 8 semanas de idade e uma segunda dose 3-4 semanas depois. “O reforço deve ser realizado 1 ano, após a última dose da série inicial e então não mais frequentemente do que a cada 2-3 anos em gatos determinados como tendo risco de exposição constante. O teste do FeLV deve ser realizado antes da administração da vacina e somente os gatos negativos para o FeLV devem ser vacinados com a V5. Portanto, o médico veterinário do seu animal decidirá qual das 3 vacinas é a ideal no momento para o seu gato”, argumentou Ana Beatriz.

Por outro lado, um gato adulto, sem histórico de vacinação, deve receber duas doses de vacina (V3 ou V4 ou V5), para estabelecer uma resposta imune adequada.

vacina_uem_umuarama

QUALIDADE DE VIDA

O cuidado com o animal está diretamente relacionado à prevenção de doenças. Para que seu pet tenha uma vida plena, ele precisa de carinho, mas também de saúde e bem-estar, leve-o periodicamente ao médico veterinário e mantenha a carteira de vacinação atualizada. A vacinação de cães e gatos é um ato de amor com seu animal e com a humanidade.