Umuarama

EM UMUARAMA

Vereadores que aprovaram projetos falam da importância na renovação com a Sanepar

28/05/2020 06H20

sanepar-reajuste

Um dos assuntos mais comentados nos meios políticos de Umuarama nesta semana foi a discussão, votação e aprovação, pela Câmara de Vereadores, do Plano Municipal de Saneamento Básico e a renovação do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto do município à Sanepar.

Os projetos apresentados pela Prefeitura Municipal foram aprovados por 5 votos a 4. Apenas o presidente do Legislativo, Noel do Pão não votou porque não houve empate.

Os vereadores que foram favoráveis aos projetos entraram em contato com a redação do jornal Umuarama Ilustrado e garantem que o assunto foi amplamente debatido com quem participou das audiências públicas e reuniões realizadas em torno do assunto, que a Sanepar se compromete oficialmente em investir R$ 335 milhões na cidade até 2029 para melhorar os sistemas de água e esgoto, e que o assunto precisava ser solucionado.

O líder do prefeito no Legislativo, vereador Junior Ceranto destaca que a Sanepar é uma empresa paranaense gerida pelo Governo Estadual com presença em mais de 95% dos municípios e com atendimento reconhecido. “Fica mais fácil para a gente e cobrar melhorias e soluções de eventuais problemas”, comenta. A aprovação também dá segurança jurídica para a Sanepar fazer os investimentos necessários na cidade e mostra a responsabilidade do Legislativo com o futuro de Umuarama.

Para o vereador Toninho Comparsi, o assunto se arrastava desde 2005 sem solução e o prefeito Celso Pozzobom, desde o início do mandato, se prontificou em solucionar mais esse problema. Já em fevereiro de 2017, encaminhou uma minuta do contrato para a Câmara Municipal e convocou os vereadores e a Sanepar para iniciar os debates sobres os projetos e anunciou que pretendia resolver o problema. Três anos depois, os debates resultaram nos projetos votados e aprovados nesta semana.

“Debatemos e votamos os projetos que contemplam o município com alto investimentos e procuramos levar isso ao conhecimento da população, mesmo sem se importar com a exploração política dos adversários devido ao ano eleitoral”, destaca.

A vereadora Maria Ornelas diz que votou pela aprovação do Plano de Saneamento por entender que ele “contempla o que queremos nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário para os próximos anos: manter os 100% de atendimento de água potável no município e rede de esgoto em funcionamento em todos os bairros com mais de 40% de ocupação, além de solução para o mau cheiro da estação de tratamento de esgotos, entre outros investimentos. Votei favoravelmente à lei que autoriza o contrato com a Sanepar, pois estamos analisando e contribuindo para a sua construção desde 2017. É um Programa de prestação de serviços que será avaliado a cada 4 anos. Tem objetivos e metas de investimentos que beneficiam a população e garantem investimentos que certamente resultarão em qualidade de vida para Umuarama”, afirma.

Já o vereador e presidente da Câmara Municipal, Noel do Pão, diz que “é de extrema relevância a atuação do Legislativo na transformação das pessoas e na qualidade de vida das novas gerações, os investimentos que serão feitos pela Sanepar nos próximos anos em nossa cidade, farão grande diferença na vida dos Umuaramenses”, relata.

O vereador Ronaldo Cruz diz que analisou as propostas da Sanepar para melhorar os serviços de água e esgotos da cidade, cobrou compromissos da empresa com a cidade, e se convenceu de que este é o melhor caminho. Para ele, escolher uma empresa de outro estado ou outro País traria um futuro incerto e poderia gerar prejuízos para a população. “A gente precisa é fiscalizar e cobrar a Sanepar para melhorar cada vez mais o nosso abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotos”, diz.

Newton Soares

Outro vereador que votou favorável aos projetos, Newton Soares do Nascimento exerce o seu quarto mandato frente ao Legislativo umuaramense e diz que os motivos são face aos investimentos que a Empresa fará na cidade nos próximos anos. “Com o crescimento da cidade, em razão de inúmeros parques e jardins, a demanda do esgotamento sanitário deixa a desejar, pois temos mais de 120 localidades que não possuem esse serviço de suma importância para a saúde dos munícipes. Votei favorável ao projeto em razão dos vários investimentos que a empresa concessionária fará em nosso município, trazendo melhorias significativas aos usuários dos serviços de água e esgoto. E também por ser a Sanepar modelo desse tipo de serviço, perante o território brasileiro”.

SANEPAR ASSUME COMPROMISSOS

Para renovar o contrato com a Prefeitura de Umuarama, a Sanepar assumiu uma série de compromissos, incluindo a construção da segunda estação de captação de água, abaixo da captação do Piava, levar a coleta da rede de esgoto a todos ao bairros da cidade com cobertura de mais de 98%, reduzir quase a zero o mau cheiro na Estação de Tratamento de Esgotos no bairro São Cristóvão, aumentar para 2% os repasses ao Fundo Municipal do Meio Ambiente para investimentos na bacia do rio Piava, entre outros.