Em extraordinária
Os vereadores de Umuarama elegem na manhã desta quinta-feira (15) o novo presidente da Câmara para os próximos dois anos. A votação acontece a partir das 8 horas, em sessão extraordinária que tem na pauta também 11 projetos apresentados pelo chefe do Executivo.
Desde o início da semana têm sido intensas as negociações de bastidores para saber se haverá bate chapa ou apenas uma de consenso. Ao menos três vereadores manifestaram interesse em ocupar a cadeira que atualmente pertence a Fernando Galmassi. São eles, Cleber Nogueira, o Clebão dos Pneus, Mateus Barreto e Ana Novais.
Nos corredores da Casa de Lei é dada como certa uma chapa encabeçada por Clebão, que contaria com o apoio de Galmassi. No outro lado, estão Mateus e Ana, que desde o início travam conversas entre si e buscam apoio de outros colegas, como João Paulo Marciel, o Sorrisal, e Antônio Aparecido dos Santos, o Pé Duro, na expectativa de entrarem na disputa.
Ana Novais confirmou que tem interesse na disputa, mas que se sente tranquila para abrir mão da disputa em favor do colega Mateus Barreto, se for o caso. Mateus, confirmou interesse na presidência, e afirmou que busca diálogo com colegas de vários grupos e partidos na esperança de entrar firme na disputa. Clebão dos Pneus, apesar das diversas tentativas de contato por parte do Ilustrado, não obtivemos resposta. O espaço está aberto para manifestação.
Em uma Casa de Leis onde são apenas 10 vereadores, compor mais de uma chapa com ao menos 4 nomes, não é fácil, o que torna cada voto um peso de ouro. Em 2025, o cenário muda, com o aumento para 17 cadeiras, garantindo uma pluralidade maior de candidaturas.
As chapas podem ser registradas até o momento do início da sessão extraordinária e além do presidente, a composição para a Mesa Diretora tem que contar com vice-presidente e primeiro e segundo secretários.
Com isso, somente na última hora é que os atores da disputa devem ser realmente conhecidos.
Atualmente, os cargos são ocupados por Galmassi (presidente), Cris das Frutas (vice-presidente), Clebão (1º secretário) e Ronaldo Cardoso.