Umuarama

Política

Vereadora e Professora Ana Novais confirma pré-candidatura a deputada estadual

20/06/2022 17H41

Jornal Ilustrado - Vereadora e Professora Ana Novais confirma pré-candidatura a deputada estadual
A vereadora Professora Ana Novais confirmou que é pré-candidata a deputada estadual

Umuarama – A vereadora Professora Ana Novais confirmou esta semana ao Umuarama Ilustrado que é pré-candidata a uma das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná. Ela esteve no Jornal em visita ao diretor e jornalista Ilídio Coelho Sobrinho.

Aos 37 anos, a professora universitária de agronegócios do IFPR (Instituto Federal do Paraná), está em seu segundo mandato na Câmara Municipal. Na última garantiu a vitória sendo a mais votada em Umuarama. Foram 2.373 votos.

ALEP

Em busca de novos voos, Ana Novais agora mira pela segunda vez uma cadeira como deputada estadual nas eleições de outubro próximo.

Na última disputa, quase chegou lá e atualmente é suplente ao cargo, mas a expectativa é que após as convenções dos partidos, sua candidatura seja oficializada pelo diretório municipal do União Brasil, do qual é presidente. O partido tem como destaque o deputado federal Felipe Francischini, um dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Candidatura

“A convenção do partido deve oficializar a minha candidatura a deputada estadual e a do Bonin, com quem devo fazer dobradinha, para deputado federal”, explicou, se referindo ao empresário Newton Bonin, que também já anunciou sua intenção de disputar uma vaga a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Jornal Ilustrado - Vereadora e Professora Ana Novais confirma pré-candidatura a deputada estadual
A vereadora Ana Novais e sua assessora, a advogada Aline Cunha, com o diretor do Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho

Mulher

Com bandeiras ligadas ao empoderamento e ao fortalecimento da mulher, desde o início de sua carreira Ana Novais sempre priorizou políticas públicas voltada para esse público. Atualmente é presidente da Procuradoria da Mulher Municipal, órgão que resguarda direitos da mulher, desde situações que envolvem violência doméstica até assédio sexual e moral no trabalho, com o acompanhamento e encaminhamento das vítimas para os órgãos competentes.

“Por causa da minha origem, sempre me identifiquei com classes marginalizadas, como idosos, mulheres e crianças em situação de risco”, destacou. Ana Novais cresceu o bairro Jardim Laranjeiras, onde ainda reside, e é filha da líder comunitária Tia Inês, que há mais de 30 anos luta por melhorias para as condições de vida daquela comunidade.

Vereadora

No Legislativo Municipal, se destaca pela atuação em momentos importantes da nossa política recente.

Foi autora da denúncia ao Ministério Público que apontava irregularidades na contratação sem licitação de agentes de endemia pelo Município. A investigação foi o fio condutor que levou a deflagração da Operação Metástase, em maio de 2020, que investiga o desvio de R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde em um suposto esquema que envolveria Casas de Saúde, empresários e servidores públicos e que levou a cassação do então prefeito Celso Pozzobom, pela Câmara Municipal no início deste ano.

CPI

Ana Novais também foi a relatora do processo de cassação de Pozzobom. Ela ainda atuou como relatora na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo e foi presidente da CPI da Covid19. “Sou uma pessoa muito técnica no que faço. Estudo, analiso, pesquiso tudo, para ser o mais imparcial possível e poder chegar a resultados embasados em fatos verdadeiros, sempre”, afirmou a vereadora.

Bandeiras defendidas por Ana Novais

*Empoderamento da mulher

*Valorização da educação

*Desenvolvimento do Agronegócios

*Políticas públicas voltadas para idosos, mulheres e crianças