REGIÃO
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Icaraíma realizada na segunda-feira anterior, dia 17 de abril, foi histórica para o Município. A vereadora Dirlene Maria da Silva (MDB) se tornou a primeira mulher na história do Poder Legislativo local a ocupar a presidência da Casa de Leis e, consequentemente, conduzir uma sessão ordinária.
A oportunidade surgiu em virtude de o atual presidente Manoel Timóteo de Almeida (Pelé da Ilha) estar ausente da cidade, participando de curso de aperfeiçoamento na companhia dos vereadores Agnaldo Cardoso e Gilmar Girão.
Atualmente, ocupando a função de vice-presidente da Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024, Dirlene já havia feito história ao se tornar, no biênio 2021/2022, a primeira mulher a integrar a diretoria da Câmara Municipal de Icaraíma.
Para a nova presidente, assumir esse posto interinamente foi um marco importante para incentivar a participação de ainda mais mulheres na política municipal. “É um compromisso assumir esse lugar pela primeira vez. Eu espero que com a nossa participação, e ocupando esse importante espaço, mais e mais mulheres se envolvam com política em Icaraíma e outras cidades”, afirmou.
Conquistas
“Me sinto muito feliz e honrada por ser a primeira mulher de Icaraíma a presidir uma Reunião Ordinária desta Casa de Leis. Isso prova – mais uma vez – que apesar dos direitos conquistados pelas mulheres na política e em outras categorias, ainda há muitos desafios para nós que somos mulheres e sofremos muitas discriminações. Estamos na luta. A boa notícia é que as coisas estão mudando. Como diz o ditado (que é muito verdadeiro), o lugar da mulher é onde ela quer estar”.
A servidora pública municipal aposentada Dirlene havia disputado eleição para a Câmara Municipal em 2004, e ficou na suplência. Em 2020 foi eleita com 199 votos, na sexta posição entre os concorrentes. Ela é a única mulher a representar a comunidade feminina na atual Legislatura.