Previsão
Os umuaramenses levaram mais um susto devido aos fortes ventos, que passaram pela cidade na manhã de ontem. O vendaval foi rápido, mas suficiente para causar estragos no centro e bairros. Uma árvore caiu sobre um carro e duas salas da Guarda Mirim também foram destruídas por queda de árvore.
Segundo a Defesa Civil de Umuarama, várias quedas de árvores foram registradas na manhã de ontem. Em uma das ocorrências, uma árvore caiu e pegou a parte frontal de um Fiat Uno estacionado na rua Cambé. Devido ao tamanho da árvore, o trânsito ficou interditado na região próximo a Casa Paroquial da Igreja Matriz.
Ainda sobre a queda de árvores, ocasionadas pelo forte vento da manhã de ontem, duas salas foram destruídas na Guarda Mirim. O desastre assustou funcionários e alunos que estavam no local, mas ninguém ficou ferido. A Defesa Civil foi acionada para verificar a integridade do prédio, devido as proporções do desastre. O prejuízo ainda não foi calculado, mas a Guarda Mirim precisava de ajuda pra reconstruir a estrutura.
Outro registro de queda de árvore foi na rua Farropilha, onde uma residência teve o muro destruído. O local também teve o fluxo de veículos interditado para realizar a retirada da árvore. Destelhamentos em alguns bairros da cidade também foram registrados pela Defesa Civil de Umuarama.
O vendaval começou a formar por volta das 12 horas ontem em Umuarama. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), às 13 horas as rajadas de vento na cidade chegaram a 45.7 quilômetros por hora. Já a precipitação acumulada foi de 3.2 milímetros entre as 13 horas e as 14 horas. Após os fortes ventos e a chuva que chegou a derrubar a temperatura (18ºC) na Capital da Amizade, o sol voltou com força total.
A previsão para esta terça-feira (29) será de mais um dia de tempo muito quente em todas as regiões do Paraná. O Sol brilha desde cedo e ocasiona o rápido aquecimento diurno e as temperaturas se aproximam dos 40 °C nas regiões Oeste e Noroeste do Estado. A partir da tarde eventos de chuvas isoladas estão previstos para ocorrer nas diversas regiões do Paraná, inclusive com previsão de temporais localizados.