Região

EM TAPEJARA

Vândalos invadem CMEI, incendeiam materiais pedagógicos e picham símbolos nazistas

16/02/2023 17H44

Jornal Ilustrado - Vândalos invadem CMEI, incendeiam materiais pedagógicos e picham símbolos nazistas
Foto divulgação Polícia Civil

Vândalos invadiram uma escola, atearam fogo em material didático de alunos e professoras, destruíram móveis e picharam a suástica, símbolo nazista nas paredes e teto.

O crime foi na sala do berçário do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Bosco, em Tapejara, a 50 km de Umuarama. A ação foi durante a madrugada desta quinta-feira (16) e descoberta somente pela manhã, quando os funcionários do local chegaram para trabalhar.

Por causa do incidente as aulas foram suspensas e os professores e os 147 alunos atendidos no CMEI foram dispensados. As atividades serão retomadas normalmente nesta sexta-feira (17). Na sala atingida estudam 14 crianças com idade entre 1 e 1,9 ano.

“Achei melhor dispensar os alunos e os professores para que a sala pudesse ser limpa. Havia muita fumaça na sala, pois colocaram fogo em material didático dos professores e o local ficou fechado, então quando abriu, a fumaça era muita”, explicou a secretaria Municipal de Educação, Ana Maria de Oliveira da Silva.

Jornal Ilustrado - Vândalos invadem CMEI, incendeiam materiais pedagógicos e picham símbolos nazistas
Foto divulgação Polícia Civil

No local os criminosos espalharam os kits com material escolar dos alunos, destruíram material pedagógico dos professores e jogaram tintas guache nas paredes, além de picharem com símbolos nazistas. Segundo Ana Maria todas as salas são trancadas, mas os criminosos conseguiram arrombar e acessar a do berçário.

O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste.

Segundo a delegada Karoline Bischoff os investigadores estão realizando diligências para esclarecer os fatos. “A investigação está em fase inicial, sendo assim, mais detalhes não serão repassados no momento, para não atrapalhar o andamento da investigações”, explicou.

A delegada salientou que informações a respeito sobre o vandalismo poderá ser feito pelo canal de denúncias da Delegacia de Polícia Civil da comarca, pelo número (44) 9 9899-6689, podendo ser feito tanto por ligação, como por mensagem. “Informamos, ainda, que tais informações permanecerão em absoluto sigilo, inclusive podendo serem feitas de forma anônima”, afirmou.