Região

ELEIÇÕES FRANCISCO ALVES

Valdir “Perereca” e Rubens Eugênio propõem união pelo desenvolvimento econômico e social

16/10/2021 09H48

Os eleitores de Francisco Alves estão há praticamente três semanas para as eleições do Executivo no dia 7 de novembro e três chapas disputam o pleito. Uma delas tem como candidato a prefeito Valdir Barbosa Melão (PTB), conhecido como Perereca, e o candidato a vice-prefeito Rubens Eugênio (PTB).

Perereca chega com o conhecimento administrativo e social, pois é empresário na cidade e também atua informalmente em vários braços da assistência social do município. Já Rubens entra com uma experiência de cinco mandatos como vereador de Frâncicos Alves e juntos prometem trabalhar pelo desenvolvimento dos setores do comércio, agricultura, educação, saúde, lazer, assistência social entre outros que movimentam o município.

“Nosso plano de governo é voltado à população geral, pois Francisco Alves precisa se unir para crescer em vários setores”, ressaltou o candidato Perereca.

SAÚDE

Conhecendo de perto os trâmites do setor público da saúde, Rubens Eugênio explicou que no plano de governo da chapa existe o projeto de trazer uma extensão do Cisa para Francisco Alves. “Hoje os moradores de Francisco Alves vão para Umuarama e ficam das 6h da manhã até as 4h da tarde para regressar para casa, mesmo aquele que foi atendido às 8h30. Depois a pessoa precisa voltar para Umuarama mais uma ou duas vezes para apresentar exames entre outros procedimentos. Esse paciente acaba indo várias vezes para saber se toma um remédio ou faz cirurgia. Isso precisa ser mudado”, falou.

Conforme Valdir, algumas pessoas que vão para Umuarama não contam nem com dinheiro para o almoço. “Essa logística precisa ser alterada para proporcionar melhorias aos pacientes, como também, aos cofres do município”, disse.

Ainda na Saúde existe a ideia de criar o projeto Meu Remédio Minha Vida. “O projeto chega para amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com isso essa pessoa não vai precisar ficar batendo na porta do prefeito para pedir remédio. É muito triste um pai não ter dinheiro para comprar remédio para o filho doente, isso dói”, explicou Eugênio.

Outra mudança seria na adequação da UPA Municipal, uma das propostas dos candidatos é a permanência de um médico 24h dentro da unidade de saúde para agilizar os atendimentos.

COMÉRCIO E EMPREENDEDORISMO

Fortalecer o comércio local é outro foco do programa de governo de Perereca e Rubens. “O comércio local precisa urgente de incentivos, além de ações para o consumidor comprar aqui. O dinheiro precisa ficar em Francisco Alves e isso também deve partir da administração pública que nos últimos tempos gastou pouco ou quase nada no comércio da cidade”, argumentou Perereca.

O candidato a prefeito ressaltou que sempre teve um sonho e levar incentivo aos microempreendedores para que não deixem de empreender por falta de tecnologia, por exemplo. “Alguém que vai montar uma empresa precisa ser incentivado pelo gestor público, que precisa dar a mão”, informou.

EDUCAÇÃO

Promover parceria com os professores para montar um plano de carreira, como integrar pais e alunos ao convívio escolar, é uma das propostas para a pasta. “Temos que valorizar os professores, desta forma levar formação, qualificação e estruturar um plano de carreira para incentivar esse profissional tão importante para o futuro do município. Independente quem for o Prefeito é preciso investir na educação e melhorar o salário desses profissionais”, alertou Perereca.

AGRICULTURA

Com propostas ousadas, a dupla Perereca e Rubens observam o setor como um dos braços para o desenvolvimento da economia local. Desta forma o plano de governo traz um projeto que pretende subsidiar insumo, como a cama de frango e calcário. “O projeto visa subsidiar o esterco de frango para os pequenos e médio produtores, como o calcário também. Para isso vamos criar o programa Terra Fértil para adquirir esses insumos e levar aos pequenos e médios”, enfatizou Rubens Eugênio.

Assistência Social, Cultura e Lazer

O programa de governo dos candidatos é amplo e passa pela Assistência Social com um olhar para os jovens que estão nas ruas, propondo projetos dentro do esporte, educação e arte. Ainda na pasta os entrevistados ressaltaram a necessidade de um programa específico para cesta básica, com o cadastramento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Outro desejo de Perereca e Rubens é resgatar as festas municipais, para isso, o parque de exposições seria revitalizado e poderia receber as cavalgadas, pedaladas, além da festa do rodeio e uma possível festa da colheita. “Tudo isso é incentivo para uma cidade pujante e feliz. É incentivo para o turismo, cultura, tecnologia e lazer”, finalizou Perereca.