Umuarama

Emprego

Abertura de empresas gera mais de 250 vagas de empregos em Umuarama

18/10/2018 08H40

Após amargar dois meses (junho e julho) demitindo mais do que contratando, Umuarama voltou a apresentar saldo positivo na geração de empregos, desde de agosto deste ano. A movimentação começou com o anúncio da abertura de duas novas empresas de grande porte na cidade. Só neste mês, uma rede de supermercados abriu 170 vagas de emprego.

Segundo a gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini da Matta, nos últimos dois meses o mercado de trabalho no município está aquecido e hoje são 253 vagas abertas na Agência do Trabalhador de Umuarama. “Temos duas empresas contratando, só à rede de supermercado serão 170 vagas para vários setores”, ressaltou.

Entre as vagas abertas para o supermercado estão de operador de caixa, repositor (frios, hortifrúti e mercearia), zelador, açougueiro, auxiliar de depósito e fiscal de loja. “Para realizar o cadastro o candidato deve trazer na Agência do Trabalhador: os documentos pessoais e carteira de trabalho. Hoje se pede experiência, mas se o trabalhador apresenta força de vontade e determinação em aprender também conta”, ressaltou Camila.

Com a divulgação das vagas, a Agência do Trabalhador de Umuarama está permanecendo cheia todos os dias. Segundo a gerente, na última semana, o fluxo diário foi de 200 pessoas em busca de uma vaga de emprego. “A dica é mostrar interesse, ter vontade de trabalhar. A pessoa precisa saber que hoje o mercado está concorrido. Outros itens são: saber trabalhar em grupo, não reter conhecimento e ser pró-ativo”, alertou Camila Orlandini.

CAGED

Conforme números dos Caged (Ministério do Trabalho) Umuarama apresentou em agosto a admissão de 1.063 pessoas no mercado de trabalho, contra apenas 870 demissões. O setor que mais contratou foi o de vendedor para o comércio varejista, com um total de 108 admissões. Em segundo lugar vem as contratações para auxiliar de escritório, com 65 novas carteiras assinadas.

O Paraná

Segundo dados do Gaged, o Paraná encerrou agosto a geração de 10.399 empregos com carteira assinada. Foi o melhor desempenho na geração de empregos para o mês desde 2013. De acordo com o Caged, de janeiro a agosto, o Paraná registrou o saldo positivo de 45.102 postos de trabalho criados. O setor que criou mais vagas em agosto foi o de Serviços, com 7.249 empregos, seguido do Comércio, com 1.819 vagas, e a Indústria, com 1.005 postos.