Umuarama

Coronavírus

Vacinas pediátricas serão distribuídas até terça-feira para Umuarama e região

15/01/2022 08H55

Jornal Ilustrado
Carregamento com 65 mil vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegam no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, na nesta sexta-feira (14). Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 65.500 vacinas contra a covid-19 pediátricas do imunizante Cominarty, da farmacêutica Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (14). Para a 12ª Regional de Saúde foram encaminhadas 1480 doses e os imunizantes destinados a crianças de 5 a 11 anos tem previsão para serem encaminhados até os municípios da região de Umuarama na entre segunda e terça-feira (18).

Segundo a Diretora 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, ao chegar os lotes das vacinas precisam passar pelos processos burocráticos, como baixar notas, para depois ser encaminhadas aos 21 munícios da regional. “Acredito que até terça-feira os imunizantes devem chegar em todos os municípios”, disse.

A recomendação da imunização nesta faixa etária foi oficializada na última semana por meio da Nota Técnica nº 2/2022 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde.

As vacinas desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 13h50 de sexta-feira (14), e foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para análise e conferência.

Uma força-tarefa organizada pelo Governo do Estado acelerou a distribuição das das doses para as 22 Regionais de Saúde. “Mesmo com o atraso na entrega das doses por parte do Ministério da Saúde, definimos uma logística para conseguirmos descentralizar estes imunizantes logo que chegassem ao Paraná. As vacinas para nossas crianças estarão disponíveis em todas as Regionais de Saúde ainda nesta sexta-feira”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A distribuição com as aeronaves do Governo do Estado atenderá as Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Londrina, Apucarana e Jacarezinho. Por meio terrestre serão atendidas as Regionais de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba e Ivaiporã.

Jornal Ilustrado

ESTIMATIVA

A estimativa do Ministério da Saúde é o que o Paraná tenha 1.075.294 crianças de 5 a 11 anos. O quantitativo recebido na primeira remessa deve atingir cerca de 5% deste público. “Vamos continuar seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações – PNI e iniciaremos a vacinação dessas crianças pelos grupos prioritários que incluem pessoas com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e assim por diante. Tão logo o Paraná receba novas doses, avançaremos na vacinação”, afirmou o secretário.

Vacinação infantil

As vacinas Pfizer (Comirnaty) são destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito.

O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas. A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

As primeiras doses pediátricas de vacinas chegaram ao Brasil na quinta-feira (13). O lote, que contém 1,2 milhão de doses, está sendo distribuído para estados e Distrito Federal, de forma proporcional ao número de crianças em cada unidade da Federação.