Umuarama

ESPERANÇA

CoronaVac chega em Umuarama e primeira imunização será realizada nesta terça-feira

19/01/2021 15H20

Jornal Ilustrado - CoronaVac chega em Umuarama e primeira imunização será realizada nesta terça-feira
Viviane Herrera, diretora da 12ª Regional de Saúde, com equipe no recebimento das vacinas

O avião trazendo as 3.120 doses do imunizante CoronaVac para a 12ª Regional de Saúde posou no início da tarde desta terça-feira (19), em Umuarama. A vacina é produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, será distribuída para os 21 municípios da região, sendo que para Umuarama serão 1.600 doses.

Segundo a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, mesmo com a adversidade do tempo o avião conseguiu pousar no aeroporto de Umuarama. “É um momento de grande emoção, pois as esperadas vacinas chegaram. Desta forma, hoje iniciamos a primeira fase da campanha de vacinação com a imunização de profissionais da saúde”, ressaltou.

As vacinas começam a ser distribuídas na quarta-feira (20) para os municípios da regional, sendo que para Umuarama serão destinadas 1.600 vacinas. “Ás 19h de hoje (terçã-feira) realizaremos as primeiras imunizações em enfermeira, técnicos em enfermagem, dois médicos e um profissional da limpeza. Todas trabalham na linha de frente do combate a Covid-19”, disse..

Jornal Ilustrado - CoronaVac chega em Umuarama e primeira imunização será realizada nesta terça-feira

PLANO DE VACINAÇÃO

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais,  população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

“Hoje seguimos o plano nacional de vacinação, sendo os primeiros a serem imunizados os profissional de saúde, indígenas e população idosa, que terá um escalonamento, sendo o primeiro os idosos que estão em casas de acompanhamento”, ressaltou Viviane.

Jornal Ilustrado - CoronaVac chega em Umuarama e primeira imunização será realizada nesta terça-feira

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.