Umuarama

Imunização

Vacinação contra covid-19 continua para pessoas com 28 anos ou mais

18/08/2021 08H59

Jornal Ilustrado - Vacinação contra covid-19 continua para pessoas com 28 anos ou mais

A Secretaria de Saúde de Umuarama informou que nesta quarta-feira (18), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, pessoas de 28 anos ou mais devem procurar o Sest/Senat Umuarama, localizado na Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca nº 791 – Em frente ao Pronto Atendimento – para receber a vacina contra a covid-19. Durante o dia de ontem quase 1.500 umuaramenses foram imunizados na Capital da Amizade.

Pela primeira vez, ontem, desde o início da vacinação contra o coronavírus em Umuarama, as primeiras e segundas doses foram aplicadas em um mesmo local – neste caso na sede do Sest Senat (que fica em frente ao Pronto Atendimento). O processo de vacinação foi organizado de forma a garantir segurança e agilidade, sendo estabelecidas duas filas: uma para cada grupo de pessoas.

A diretora de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, conta que por cerca de uma hora, quando as pessoas iam chegando para vacinar, não houve a separação por grupos, mas que o problema foi resolvido já antes de 9h. “Quando percebemos que estava sendo formada uma fila só, tanto por quem iria tomar a dose um, quando para quem retornava para a dose dois, imediatamente as equipes de atendimento já foram separando, colocando a D1 para entrar pela porta que fica nos fundos e a D2 pela porta principal. Foi uma ação bastante ágil”, observou.

A definição por unir os grupos D1 e D2 em uma mesma unidade acabou por impulsionar a vacinação, já que as equipes atenderam o dia inteiro – e não apenas um período, como vinha sendo feito em outras unidades. “Precisávamos de um espaço que comportasse um grande público – já que estamos vacinando um grupo numeroso, da faixa etária 28 anos e acima – e que tivesse os requisitos exigidos pelo Ministério Público. Nossa alternativa foi optar, pelo menos neste momento, pela recém-inaugurada sede do Sest Senat, que gentilmente cedeu o local para a [Secretaria de] Saúde”, comentou.

Ela acrescenta que o cronograma de vacinação contra covid-19 é definido pela quantidade de doses enviadas aos municípios pelo Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Já a definição dos locais de vacinação levam em conta algumas exigências do Ministério Público (MP), que indica inclusive a área mínima permitida para que o processo de imunização se dê da melhor forma possível, garantindo segurança e agilidade”, detalhou.

VACINAÇÃO EM NÚMEROS

De acordo com o Vacinômetro de terça-feira (17), 65.343 pessoas foram vacinadas com a dose um, 26.277 com a dose dois e 2.547 com dose única. Porém, só ontem 1,5 mil pessoas foram imunizadas com a D1 no Sest Senat de Umuarama. E isto representa que quase 80% da população maior de 18 anos já está imunizada, com ao menos uma dose, na cidade. “Somando as pessoas que tomaram a D2 e a dose única, teremos quase 35% de pessoas totalmente imunizadas. São números significativos, porém, nunca é demais lembrar que ainda estamos em meio a uma pandemia, por isso é fundamental que todos continuem tomando todos os cuidados, como usar máscara, álcool gel e distanciamento”, finaliza Maristela.