CoronaVac
O avião trazendo as 3.120 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegam às 11 horas no aeroporto de Umuarama. O anunciou foi feito pela diretoria da 12ª Regional de Saúde.
As doses serão distribuídas ao 21 municípios da região de Umuarama e que fazem parte da 12ª Regional de Saúde.
Conforme o Plano Estadual de Imunização (PEI), na primeira etapa serão vacinados contra a Covid-19 os profissionais que aplicarão as vacinas; pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nesses locais; a população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Depois o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou mais, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente, até aqueles de 60 e 64 anos. A expectativa é expandir no longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos, totalizando 8.736.014 paranaenses de acordo com projeções do IBGE 2020, do total de 11.516.840 residentes no Estado. A quantidade de doses que serão distribuídas para as regionais e municípios ainda não estão definidas.