Umuarama

Saúde

Vacina BCG, contra a tuberculose, ficará disponível na UBS Lisboa durante as férias coletivas

27/12/2021 09H17

Jornal Ilustrado - Vacina BCG, contra a tuberculose, ficará disponível na UBS Lisboa durante as férias coletivas
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos pais e responsáveis por recém-nascidos que a imunização com a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), contra a tuberculose, ficará disponível nos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2021 e 3, 4 e 5 de janeiro de 2022, sempre das 13h30 às 16h na unidade básica de saúde do Jardim Lisboa.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Simony Rodrigues Berdarnelli Rosa, a vacina deve ser feita a partir do nascimento até a criança completar quatro anos de idade. “O Ministério da Saúde incorporou a vacina BCG no calendário nacional de vacinação em 1977, o que tornou obrigatória a administração do imunizante em crianças, junto de outras vacinas”, detalha.

Simony observa que pais e responsáveis devem contribuir com a cobertura vacinal da BCG. “A BCG, além de proteger contra a tuberculose, também reforça o sistema imunológico da criança para outras doenças. Estudos identificaram que a vacina propicia uma resposta imune nas crianças, fazendo com que elas adquiram uma imunidade ‘treinada’ e mais preparada para enfrentar outras infecções. Por isso, é tão fundamental a vacinação das crianças logo nos primeiros dias de vida”, destaca.

A vacina é disponibilizada gratuitamente, sendo normalmente administrada na maternidade ou nos postos de saúde logo após o nascimento da criança ou o mais rapidamente possível. “Essa vacina apresenta uma eficácia elevada, principalmente contra a forma disseminada da tuberculose, com cerca de 78% de proteção”, afirma Simony, instruindo que os pais levem a carteirinha de vacinação.