Vida e Cultura

BELEZA

Usando o produto certo para seus cabelos

04/04/2022 16H33

Jornal Ilustrado

Existe uma infinidade de cosméticos para os cabelos que vão desde o xampu a vários outros que prometem fazer maravilhas no dia a dia. Realmente, são muitas as opções assim como também são muitas as marcas e procedências de tais cosméticos.

Tanto que muitas vezes é difícil escolher. É comum se sentir meio perdido entre tantas opções e fazer escolhas erradas. Daí o resultado é fios pesados e com aspecto oleoso, mesmo estando limpíssimos, por causa da mistura indevida de produtos na intenção de conseguir fios sedosos e brilhantes.

Uma boa maneira de escolher os produtos adequados ao seu cabelo é testar as combinações no dia a dia, assim quando chegar aquele momento que você vai querer arrasar, já saberá direitinho o que usar.

Tudo começa com o xampu, é claro, porque fios limpos é o primeiro passo. O segundo passo é o condicionador. Mas, estes dois não bastam e é aí que começa a “mistureba” de finalizadores.

Os chamados “cremes protetores” têm a tarefa de complementar a hidratação dos cabelos feita durante o banho, além de protegerem contra o calor do secador. Eles também podem ser chamados de creme de pentear, sendo que alguns prometem modelar os cabelos e dar volume. Para saber, tem que ler o rótulo, e com atenção.

Quem tem os fios finos e com pouco volume pode optar pelas formulações em gel; para os cabelos mais oleosos existem as formulações líquidas enquanto que as formulações em creme servem para todos os tipos de cabelos. Se você vai usar o produto pela primeira vez, use em pequenas quantidades, faça o penteado que quiser e observe a reação do cabelo. Assim você aumenta ou diminui a quantidade da próxima vez, lembrando que estes produtos devem ser aplicados sempre em direção às pontas e nunca na raiz dos cabelos.

Falando ainda dos protetores térmicos, alguns deles vêm com agentes defrisantes, ou seja, facilitam a escova e reduzem o volume. Mais uma vez entram em ação as informações da embalagem.

Tem ainda o reparador de pontas que tira o aspecto espigado das pontas dos fios que geralmente são mais secas do que a raiz. Estes produtos também são conhecidos por silicone ou sérum, formam uma película fina nos fios deixando-os maleáveis e brilhantes, mas merecem atenção na hora de aplicar porque também podem deixar os fios oleosos. Use sempre gotinhas deles e aplique com as pontas dos dedos nas pontas dos fios mais secos. Dica: eles são ótimos quando o cabelo passou por processo químico, como mechas ou luzes que podem deixar as pontas e alguns fios mais ressecados do que os outros. Silicone neles!

E as ceras modeladoras? Às vezes são chamadas de pomadas ou texturizadores e são excelentes para deixar os fios exatamente onde você quer eles fiquem e podem ser aplicadas depois da escova, por exemplo, para arrumar um fio mais teimoso ou destacar aquela onda que você conseguiu fazer com o secador. Quem tem os cabelos mais finos deve preferir as formulações à base de água. No entanto, requer alguns cuidados na hora da aplicação, deve ser em pequena quantidade porque senão o cabelo fica com aspecto pesado, parecendo que não foi lavado.

Outro produto famoso na hora do penteado é a mousse. Ela dá volume aos fios e é boa aliada do secador. Para escolher, leve em conta o tipo dos seus fios e leia as indicações da embalagem. Cabelos finos pedem fixação suave enquanto que a forte é indicada para quem tem cabelos grossos. Versátil, a mousse vai bem em cabelos úmidos ou secos. No entanto, os especialistas advertem que quem está com os fios ressecados deve procurar mousse que não tenha álcool em sua formulação.

Jornal Ilustrado

O que não deveria faltar são os texturizadores em pó. Além de facilitarem o penteado, acabam com o aspecto oleoso do cabelo naquela situação em que é impossível lavar a cabeça e os fios precisam aparecer em forma. Além disso, também podem ajudar a dar volume à cabeleira.

E o laquê? La… o quê? O que é laquê? Nada mais, nada menos do que o nosso conhecido spray. Que coringa! O spray de fixação coloca qualquer penteado no lugar e ainda mantém o movimento dos fios. Eles existem com vários graus de fixação e, sem sombra de dúvida é a modalidade de finalizador mais usada nos salões.

Falando em spray, tem ainda o spray de brilho e ideal para dar acabamento reluzente aos cabelos; e tem spray de volume, bom para encorpar os fios.

Não é tão difícil assim se achar no meio de tantos produtos inventados para facilitar a vida dos cabelos. É só uma questão de aprender a usá-los e abusar dos efeitos depois.