Umuarama

Novembro azul

Urologista faz alerta sobre a prevenção de câncer de próstata em Umuarama

26/11/2022 10H27

Jornal Ilustrado - Urologista faz alerta sobre a prevenção de câncer de próstata em Umuarama

Mais de 100 homens, servidores públicos municipais, participaram da palestra “Mitos que envolvem os cuidados com a saúde do homem”, apresentada na manhã desta quinta-feira (24) pelo médico urologista Dr. Alberto Santiago Mendes Tomé. De forma direta e bem-humorada, ela abordou a importância da prevenção do câncer de próstata, a segunda maior causa de mortes de homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pulmão).

A palestra marca o encerramento das atividades referentes à campanha Novembro Azul, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Atenção Primária em Saúde. Professor universitário e cirurgião robótico, Dr. Tomé é um dos maiores especialistas do Estado. “O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. São 65.840 novos casos a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença”, explica.

CURA

O médico desta que, em contrapartida, a chance de cura da doença chega a 90% caso o tumor seja diagnosticado logo no início. “Por isso é fundamental a realização de exames preventivos, pois nos estágios iniciais, a doença não manifesta sintomas e o rastreio é uma importante estratégia para um tratamento bem-sucedido. A campanha Novembro Azul é importantíssima por ter esse objetivo de conscientizar a população e quebrar mitos que envolvem o cuidado com a saúde do homem”, indica.

PROCURE O MÉDICO

O urologista comenta ainda que, diferente das mulheres, os homens são mais relaxados com a própria saúde. “E quando o tema é o câncer de próstata, alguns mitos que envolvem o exame físico afastam muitos deles do consultório. Isso é muito prejudicial. A desinformação pode custar uma vida”, lamenta, acrescentando que outro ponto em relação à saúde do homem envolve o câncer de pênis que, em alguns casos, resulta na amputação do órgão. “A estimativa do INCA é que ocorram 1.130 novos casos da doença neste ano. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV”, finaliza.

O Laboratório São Francisco realizou a coleta de sangue para a realização de 35 exames de PSA e profissionais da APS realizaram 42 testes de glicemia e 34 atendimentos de aferição da pressão arterial.