ELEIÇÕES 2022
Umuarama – As urnas eletrônicas das 89ª e 242ª zonas eleitorais de Umuarama e de Maria Helena, Douradina e Perobal, passaram por auditagem e lacração entre quinta (22) e sexta-feira (23). Representantes de partidos políticos e do Ministério Público acompanharam a cerimônia que é pública. Essa é uma etapa importante para garantir a inviolabilidade dos equipamentos e antecede ao pleito, no próximo dia 02 de outubro.
Segundo o cartorário da 89ª zona eleitoral Carlos Sérgio Furlan, a cerimônia foi para a geração de mídias enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral com as informações e fotos de todos os candidatos que estão disputando o pleito. O trabalho foi feito com o auxílio de quatro computadores separados exclusivamente para esse processo e após, foram guardados para eventual auditagem pela Justiça Eleitoral.
O material veio em pendrives e foi colocado um a um em todas as 246 urnas eletrônicas que serão usadas nas seções de votação em Umuarama e nos distritos. Cada urna tem um pendrive equivalente. Após esse processo, as urnas foram levadas para o depósito e voltam a ser ligadas somente no dia da eleição.
O transporte até as seções eleitorais será feito no sábado (1º) por empresa contratada pela Justiça Eleitoral e entregue a fiscais de prédio. “Todas as urnas serão colocadas em salas fechadas, com monitoramento ou alarme e haverá o reforço do auxílio das forças de segurança”, disse Furlan.
Uma novidade trazida esse ano é que no dia da eleição, cada presidente de seção vai ligar o equipamento e testar o teclado para verificar a funcionalidade. Se alguma urna apresentar qualquer tipo de falha, será substituída de imediato. Em Umuarama, 25 urnas reservas já estão preparadas para uma eventual substituição.
Outra mudança trazida pela Justiça Eleitoral é um tempo maior em que a foto do candidato ficará na tela para que o eleitor possa ter a certeza de quem está votando. Após apertar o botão verde, haverá cerca de 3 segundos para a conferência por parte do eleitor antes de passar para o próximo candidato.
Saiba mais sobre as Eleições 2022 clicando nos links abaixo: