Dr. Eliseu Auth

20/04/2021

Urge consertar a avaria

19/04/2021 21H44

Eliseu Auth

Imagine-se o ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” e de quem lê esta minha reflexão, que está na tripulação de um barco em mar revolto. No casco da embarcação, uma avaria que pode ser reparada, mas que, se não o for, levará todos à morte por naufrágio. Os minimamente conscientes, claro, vão se unir para dar conta da tarefa urgente e impostergável de fazer o conserto do barco. Em metáfora, esta é a questão do clima no planeta.
Sim, “mutatis, mutandis”, é isso que acontece com a questão do clima da terra que aquece em moldes assustadores. Moramos aqui e não há outra saída, senão cuidar do planeta que habitamos. Ela é o barco do exemplo que dei. Se não sanarmos a avaria do aquecimento, vamos todos sofrer as terríveis consequências da nossa omissão negacionista. Não há outra saída.
Quando se escolhe um governante, escolhe-se o chefe da tripulação do barco em que navegamos. Não importa sua cor, sexo, religião ou coisa quetal. O que importa são suas ideias. Nunca escondi minha preferência por Biden, nos Estados Unidos, pensando na sua importância para liderar o combate mundial ao aquecimento da terra que habitamos. Ele tem importância para nós e para o mundo. Não era uma escolha de Sofia, mas uma necessidade para todos nós. Com ele, volta a ter um olhar para a questão ambiental, com a Cúpula do Clima que está para acontecer. Ela vai reavivar a memória e mostrar que avaria vem da emissão de carbono que é preciso ser contida e propor metas globais. Não queremos afundar. Por isso, urge consertar a avaria.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).