Nacional

Educação

Universidades: qual a importância da escrita nos estágios e na formação acadêmica em geral?

29/11/2021 11H45

Jornal Ilustrado - Universidades: qual a importância da escrita nos estágios e na formação acadêmica em geral?

Desde os anos do ensino médio, que precedem o vestibular, é extremamente comum ouvir sobre a importância que a redação possui em uma prova de vestibular e também sobre como a leitura e a escrita são elementos importantes na vida de um universitário.

O primeiro reflexo disso está no formato de redação exigido pelos vestibulares em suas provas, que geralmente conta com uma redação dissertativa.

Isso ocorre pois a dissertação é o tipo textual mais adequado para expressar uma opinião, defender ideias e articular seus argumentos; elementos que são essenciais ao longo da trajetória profissional.

Portanto, é essencial consultar exemplos de resenhas críticas que você pode usar, a fim de aprimorar suas habilidades na escrita, visando uma vaga no ensino superior.

Mas por que, exatamente, a escrita é tão importante na vida de universitários, professores e pesquisadores? 

Na reportagem de hoje iremos ver juntos alguns momentos e ocasiões, no ensino superior, que requerem um nível de compreensão textual mínimo para seu sucesso.

Estágio, bolsas e editais

Jornal Ilustrado - Universidades: qual a importância da escrita nos estágios e na formação acadêmica em geral?

É certo que é preciso fazer pelo menos uma resenha crítica durante seu período de formação e é mais provável ainda que isso ocorra no desenvolvimento de um projeto para realização de um TCC.

Isso porque durante o desenvolvimento do TCC, existe uma análise de livros, artigos e materiais prévios que poderão embasar sua pesquisa que deve ser realizada, a fim de conferir credibilidade para seu projeto.

Além disso, existe a possibilidade de um projeto de pesquisa ser financiado por uma agência de fomento, garantindo uma bolsa para seu desenvolvedor.

Logo, há também o contato direto com textos burocráticos, como por exemplo:

  • Editais
  • Ementas
  • Comunicados
  • Cronogramas

O que reforça ainda mais a necessidade de se ter um bom nível de escrita e também um bom nível de leitura, uma vez dentro do ensino superior.

Ainda, existem diversas atividades escolares, como a elaboração de seminários, a realização de provas, realização de relatórios e aulas práticas que exigem o domínio da escrita.

Como escrever um bom relatório?

Jornal Ilustrado - Universidades: qual a importância da escrita nos estágios e na formação acadêmica em geral?

Agora que vimos a necessidade de se escrever relatórios, editais e comunicados ao longo do período de formação, é essencial também entender o que um relatório precisa para ser bem escrito.

Como redigir um bom projeto de pesquisa e um relatório sobre aulas, dados, pesquisas ou qualquer outro?

Antes de passar para a parte escrita e visual do projeto, é necessário entender o tema e ter domínio sobre o objeto de pesquisa, o que irá render mais facilidade na hora de escrever.

Uma boa consulta bibliográfica também é essencial para o bom andamento de um projeto de pesquisa, de um seminário ou de uma apresentação.

Tendo boas referências no assunto, o domínio sobre o tema é uma consequência do estudo nestas fontes.

De maneira resumida, como ilustra a plataforma Enago, alguns outros pontos para realizar uma boa pesquisa e, consequentemente, desenvolver um bom relatório são:

  1. Curiosidade
  2. Criatividade
  3. Integridade intelectual
  4. Organização
  5. Planejamento
  6. Confiança

E quanto às resenhas críticas?

Na apresentação do TCC e no desenvolvimento de um projeto de pesquisa é mais raro que se precise desenvolver uma resenha crítica. Contudo, existem diversos outros momentos onde este tipo textual é extremamente presente e importante.

Um grande exemplo disso é a apresentação de seminários e a discussão de textos e obras em sala-de-aula, que exigem conhecimento e compreensão do aluno em relação à obra discutida.

Segundo o blog especializado em vestibular, o Descomplica, existem alguns questionamentos que podem direcionar a produção de sua resenha:

  1. Qual o assunto abordado na obra, livro ou artigo?
  2. Como este assunto é abordado?
  3. Qual o nível de profundidade técnica da obra, livro ou artigo?
  4. Qual o público que o autor deseja atingir?

Tendo estas questões para nortear a análise, desenvolver uma resenha crítica acaba se tornando um pouco mais simples, visto que estas perguntas são capazes de direcionar assuntos e pontos-chave a serem abordados ao longo  do texto.

Portanto, a prática da escrita e da leitura são essenciais, sobretudo, para o desenvolvimento de um bom texto, seja ele acadêmico ou não.