Umuarama

POLÍTICA

União Brasil declara Ana Novais como pré-candidata a prefeita de Umuarama

11/12/2023 17H38

Jornal Ilustrado - União Brasil declara Ana Novais como pré-candidata a prefeita de Umuarama
A professora Ana Novais confirmou que é pré-candidata a prefeita pelo União Brasil

Aos poucos os nomes dos possíveis candidatos a prefeito de Umuarama vão saindo do mundo das pesquisas e especulações e ganhando forma. Nesta sexta-feira (8) o tesoureiro do União Brasil no Paraná e deputado estadual Paulo Rogério Do Carmo esteve na cidade e confirmou o nome da vereadora e professora Ana Novais como pré-candidata a prefeita de Umuarama pela legenda.

“A Ana nos cobra muito, é povo como nós. Temos as mesmas afinidades e trabalhamos por quem mais precisa. Por isso o União Brasil tem uma dívida com a Ana Novais e não tem como não falar na Ana como pré-candidata a prefeita desta cidade”, afirmou o deputado Do Carmo.

Vereadora de segundo mandato, Ana Novais disse que vai aceitar o desafio, é resultado de um chamado feita pela própria população. “Eu tenho muito contato com os bairros, visito bastante e sempre que vou as pessoas me cobram se eu vou ser candidata a prefeita. Eu entendo isso como um chamado e estou pronta para assumir e ir em frente. Meu nome está à disposição para a apreciação da população”, afirmou.

As bandeiras levantadas são a educação e a saúde e se eleita, promete montar uma equipe técnica, qualificada e enxuta. Também aposta da qualificação e valorização dos servidores públicos para melhorar a qualidade do atendimento à população.

Jornal Ilustrado - União Brasil declara Ana Novais como pré-candidata a prefeita de Umuarama
A vereadora Ana Novais acompanhada do deputado estadual Do Carmo

Nascida em um dos bairros mais carentes da cidade, o Parque das Laranjeiras, ela é a filha mais velha da líder comunitária Idineis Novais dos Santos, a Tia Inês, que há mais de 30 anos realiza um trabalho social voltado para o desenvolvimento e acolhimento dos mais vulneráveis.

Foi a partir da influência da mãe que ganhou gosto pela vida pública e lançou o nome a vereadora em 2016. Foi uma das três mulheres eleitas naquela gestão e em 2020 foi reeleita como a mulher mais votada da história da cidade.

O bom desempenho a levou a disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa em 2022. A votação não foi suficiente, mas os mais de 10 mil votos garantiram a suplência pelo seu partido.

Aos 38 anos, sua atuação na Câmara de Vereadores sempre foi marcada pela independência e posições firmes, que a levaram a encaminhar diversas denúncias ao Ministério Público ao longo dos anos e a costurar recursos junto a deputados estaduais e federais que beneficiam a cidade.

Um exemplo é a emenda do então deputado federal Dr. Osmar Serraglio que garantiu R$ 500 mil para a instalação da clínica veterinária da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau).

O próprio Do Carmo garantiu a pedido de vereadora mais de R$ 700 mil para a aquisição de equipamentos para a Unidade Básica de Saúde do distrito de Lovat e para a construção de uma unidade do projeto “Meu campinho” no bairro Parque Metropolitano.

Ana também foi a relatora da comissão processante que levou à cassação de Celso Pozzobom pelos vereadores em janeiro de 2022. A decisão foi revertida na Justiça em junho de 2023 e a questão aguarda posicionamento do STJ.

Jornal Ilustrado - União Brasil declara Ana Novais como pré-candidata a prefeita de Umuarama
A vereadora Ana Novais acompanhada do assessor parlamentar Jones Vivi

PRONTA PARA A DISPUTA

Em entrevista ao Ilustrado nesta sexta-feira (8), Ana Novais garantiu que está pronta para disputar a cadeira de chefe do executivo da Capital da Amizade e que se preparou ao longo de toda a sua carreira para isso. Formada em administração, possui especializações em controladoria de gestão financeira e empresarial, sociologia e em agronegócios, além de ser aluna especial de mestrado em Desenvolvimento Regional em Agronegócio pela Unioeste.

Antes de ser vereadora, atuou como assessora especial na Prefeitura e na Câmara, foi conselheira tutelar, além de atuar como professora de cursos profissionalizantes sobre Logística, Eventos e de Administração junto a Secretaria de Estado da Educação e de cursos técnicos em Agronegócio e de Informática no IFPR. “Eu estou preparada. Estudei, me capacitei e estou atuando para ser uma gestora”, afirmou.

Nos últimos oito anos, pautou o seu trabalho em políticas públicas voltadas para mulheres, crianças, idosos e animais. Entre eles está o “Qualifica Mulher”, destinado a mulheres vítimas de violência doméstica. “Temos que fortalecer emocionalmente essas mulheres, mas também garantir que elas possam ter a independência financeira”, assegurou.