Umuarama

Segurança

Umutrans orienta pais em relação a contratação do transporte escolar

05/02/2020 09H41

transporte-escolar-umuarama

Com o início do calendário escolar, alguns pais precisam optar pelas vans de transporte escolar para auxiliar no dia a dia da família. O serviço é regulamentado por lei municipal e desta forma, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) orienta a comunidade na hora de contratar o serviço.

O chefe de divisão de transporte, Maurício José Mendes, explica que os pais precisam ficar atentos na hora de contratar o serviço, pois este tipo de veículo de transporte precisa ter vistoria da Umutrans e autorização para trabalhar. A primeira dica do entrevistado e identificar o adesivo fixado no veículo, que consta data e autorização para realizar o transporte escolar, assinado pela diretora do departamento de trânsito.

Segundo Mendes, os veículos que possuem essa autorização passaram por vistoria no início de janeiro deste ano e estão com todos os dispositivos de segurança, mecânica e elétrica dos veículos em dia. “Hoje contamos com 16 vans e todas passaram por vistoria, na qual serão verificados vários itens estipulados pelo Código de Trânsito e a Legislação Municipal”, explicou.

Itens auditados

Na vistoria realizada pela Umutrans, é observado se os condutores possuem ao menos 21 anos de idade e habilitação nas categorias D ou E. Como também, se possui curso específico para o tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran. Outro requisito é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos 12 meses.

Além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

Denúncia

Outra orientação para comunidade é caso haja algum veículo realizando transporte escolar sem a autorização municipal a situação deve ser denunciada para Umutrans. “O transporte escolar é um serviço sério e precisa ser tratado perante as legislações, para levar o máximo de segurança para as crianças e também motoristas e assistentes”, finalizou o diretor.