Umuarama

SEXTA-FEIRA SANTA

Umuaramenses podem assistir amanhã a Paixão de Cristo na Catedral e no Morro das Antenas

17/04/2025 16H22

Jornal Ilustrado - Umuaramenses podem assistir amanhã a Paixão de Cristo na Catedral e no Morro das Antenas
Encenação da Paixão de Cristo de 2024 na Catedral Divino Espírito Santo (Foto M. Cinque)

Os espetáculos da Paixão e Morte de Jesus Cristo poderão ser assistidos pela comunidade hoje em dois locais diferentes em Umuarama, no Morro das Antenas, organizado pela Paróquia São Francisco de Assis e nas escadarias da Catedral Divino Espírito Santo.

As encenações começam as 19h30 e são de graça. No Morro das Antenas, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um litro de leite longa vida. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para a Pastoral Social da paróquia.

Segundo o organizador do espetáculo no Morro das Antenas, João Paulo Topan Junqueira, a encenação contará com 06 palcos e 24 cenas, que vão desde a profecia até a ressurreição de Cristo.

Jornal Ilustrado - Umuaramenses podem assistir amanhã a Paixão de Cristo na Catedral e no Morro das Antenas
encenação da Paixão e Morte de Cristo no Morro das Antenas em 2024 (foto divulgação Paróquia São Francisco de Assis)

PAIXÃO E MORTE

“Na sexta-feira Santa, 18 de abril de 2025, Umuarama volta a reviver a trajetória de morte e ressurreição de Cristo com o espetáculo da Paixão”, ressaltou João Paulo. Com uma equipe aproximada de 250 pessoas, entre elas atores amadores, equipe de apoio e equipe técnica, a tradicional encenação contará com 06 palcos, e 24 cenas, que vão desde a profecia até a ressurreição de Cristo.

Como de costume o público pode esperar por novidades, “procuramos a cada ano trazer novos elementos para tornar a apresentação mais atraente, e, assim, ajudar-nos a evangelizar por meio dessa arte milenar, que é o teatro. Vale ressaltar que toda a estrutura dos palcos e ornamentações são realizadas pelos membros do grupo de teatro, valorizando estes dons colocado a serviço da comunidade”, revelou a equipe organizadora. No repertório, canções interpretadas ao vivo e danças prometem emocionar ainda mais o público.

As 24 cenas estão distribuídas pelos palcos de Pilatos, Santa Ceia, Caifás, Açoite, Herodes, Getsamini. O morro da Sanepar se torna o maior palco teatral da nossa região.

RECONHECIMENTO

Os preparativos do espetáculo ocorrem ao longo do ano, sendo intensificados no período da quaresma. Como mencionado os cenários, preparação dos atores amadores, figurino e maquiagem são feitos pelos próprios integrantes do grupo, familiares e participantes de outras pastorais e movimentos da Paróquia São Francisco de Assis.