SEXTA-FEIRA SANTA
Os espetáculos da Paixão e Morte de Jesus Cristo poderão ser assistidos pela comunidade hoje em dois locais diferentes em Umuarama, no Morro das Antenas, organizado pela Paróquia São Francisco de Assis e nas escadarias da Catedral Divino Espírito Santo.
As encenações começam as 19h30 e são de graça. No Morro das Antenas, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um litro de leite longa vida. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para a Pastoral Social da paróquia.
Segundo o organizador do espetáculo no Morro das Antenas, João Paulo Topan Junqueira, a encenação contará com 06 palcos e 24 cenas, que vão desde a profecia até a ressurreição de Cristo.
“Na sexta-feira Santa, 18 de abril de 2025, Umuarama volta a reviver a trajetória de morte e ressurreição de Cristo com o espetáculo da Paixão”, ressaltou João Paulo. Com uma equipe aproximada de 250 pessoas, entre elas atores amadores, equipe de apoio e equipe técnica, a tradicional encenação contará com 06 palcos, e 24 cenas, que vão desde a profecia até a ressurreição de Cristo.
Como de costume o público pode esperar por novidades, “procuramos a cada ano trazer novos elementos para tornar a apresentação mais atraente, e, assim, ajudar-nos a evangelizar por meio dessa arte milenar, que é o teatro. Vale ressaltar que toda a estrutura dos palcos e ornamentações são realizadas pelos membros do grupo de teatro, valorizando estes dons colocado a serviço da comunidade”, revelou a equipe organizadora. No repertório, canções interpretadas ao vivo e danças prometem emocionar ainda mais o público.
As 24 cenas estão distribuídas pelos palcos de Pilatos, Santa Ceia, Caifás, Açoite, Herodes, Getsamini. O morro da Sanepar se torna o maior palco teatral da nossa região.
Os preparativos do espetáculo ocorrem ao longo do ano, sendo intensificados no período da quaresma. Como mencionado os cenários, preparação dos atores amadores, figurino e maquiagem são feitos pelos próprios integrantes do grupo, familiares e participantes de outras pastorais e movimentos da Paróquia São Francisco de Assis.